26 de abril de 2024
  • :
  • :

Faculdade Santa Casa será lançada em Salvador na quinta

Faculdade Santa Casa será lançada em Salvador na quinta

Com cursos de pós-graduação, aperfeiçoamento e graduação, a Faculdade Santa Casa será oficialmente lançada no Cerimonial Rainha Leonor – Pupileira, na próxima quinta-feira, 6 de fevereiro, a partir das 19 horas. Com a nova instituição, a Santa Casa da Bahia escreve mais um capítulo de sua relevante história à frente da formação de profissionais de saúde. A Faculdade Santa Casa tem a proposta de mesclar sistematicamente conteúdo acadêmico e campos de prática e estágio e será a primeira entidade de ensino superior particular da Bahia vinculada a um hospital próprio: o Santa Izabel.

A instituição, cujas instalações estão localizadas no Complexo Pupileira, bairro de Nazaré, terá graduações em enfermagem, psicologia e fisioterapia e nove pós-graduações latu sensu e atualizações, com destaque para os cursos de Cuidados Paliativos e Gestão para Profissionais de Saúde.

O provedor da Santa Casa, José Antônio Alves, destaca a longa trajetória da instituição, que recebeu as aulas práticas da primeira faculdade de medicina do Brasil, no século XIX, na assistência e na educação. “A história da Santa Casa da Bahia na preparação de estudantes e profissionais não começa com esta faculdade. Responsável pela fundação do primeiro hospital do Estado, em 1549, a entidade vem participando desde então do desenvolvimento e das inovações da saúde e da educação na saúde”, afirma.

Com ofertas inéditas de formação e metodologia de ensino desenvolvida para sanar as necessidades e carências do setor Saúde, a Faculdade Santa Casa oferece qualificação de maneira eficiente e diferenciada. “Vamos proporcionar aos alunos as vivências reais de uma unidade de saúde, com a missão de gerar conhecimento e transformar a educação”, afirma o gestor da Faculdade Santa Casa, Caio Andrade.

A instituição, localizada na região central de Salvador, tem corpo docente composto por especialistas, mestres e doutores com vasta experiência profissional no atendimento à saúde e carga horária diferenciada, além de biblioteca cujo acervo pode ser encontrado nas versões física e virtual. Os laboratórios, de habilidades, anatomia, química e multidisciplinar, têm os melhores e mais modernos equipamentos.

Além do Hospital Santa Izabel, o Hospital Municipal de Salvador, outras unidades de assistência da Santa Casa e o Instituto de Ensino e Simulação em Saúde (INESS) são unidades de referência para o aprendizado da Faculdade Santa Casa. As experiências in loco têm o propósito de oferecer aos alunos vivências exclusivas de ensino e preparo para ocupar com destaque as vagas do mercado de trabalho.

Sobre a Santa Casa da Bahia – A Santa Casa da Bahia foi fundada em 1549, mesmo ano da cidade de Salvador. A entidade foi a única do Estado a prestar aos baianos serviços nas áreas de assistência social e atendimento à saúde por cerca de 200 anos.

Hoje, além de seguir com trabalhos voltados para esses dois segmentos de atuação, a Santa Casa desenvolve atividades de ensino e pesquisa, cultura e educação infantil, por meio de diversas unidades, projetos e programas. Integram o grupo de equipamentos da Santa Casa da Bahia o Hospital Santa Izabel, a Unidade Álvaro Lemos, a Casa de Saúde Solange Fraga e a Unidade de Acolhimento Infantojuvenil Casa da Ladeira. Também pertencem à instituição o Museu da Misericórdia, o Centro de Memória Jorge Calmon, o Cerimonial Rainha Leonor – Pupileira e o Cemitério Campo Santo.

No Bairro da Paz, a Santa Casa mantém seis Centros de Educação Infantil, o Programa Avançar e outras iniciativas de ação social. A entidade ainda atua como administradora de unidades públicas de saúde, sendo responsável pela gestão dos Multicentros de Saúde Amaralina e Vale das Pedrinhas, Hospital Municipal de Salvador e Hospital Municipal da cidade de Catu.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *