19 de fevereiro de 2020
  • :
  • :

Carnaval de Salvador terá 200 atrações para o folião pipoca

Carnaval de Salvador terá 200 atrações para o folião pipoca

Em 2020, Salvador vai fazer a maior festa de rua do planeta de uma forma única e a alegria vai tomar conta de toda a cidade. Com o tema O Carnaval dos Carnavais, a capital baiana espera realizar a melhor festa de todos os tempos. A expectativa é de totalizar mais de cinco mil horas de música, com cerca de 700 apresentações nos circuitos oficias. Apenas a Prefeitura levará aos circuitos mais de 200 atrações para o folião pipoca e outras 350 apresentações nos espaços temáticos e bairros da cidade. A programação da folia foi detalhada nesta quinta-feira (06), em coletiva no Wish Hotel da Bahia, pelo prefeito ACM Neto.

Além dos sete circuitos oficiais do Carnaval – Dodô, Osmar, Batatinha, Sérgio Bezerro, Orlando Tapajós, Mestre Bimba e Riachão –, a cidade fará a festa também em mais 10 bairros – Periperi, Cajazeiras, Itapuã, Plataforma, Pau da Lima, Liberdade, Centro Histórico, Piatã, Boca do Rio e Rio Vermelho. Oficialmente, a folia começa no dia 20 e segue até o dia 25.

Festa começa antes – Mas a festa começa antes do período oficial, com o pré-Carnaval, no dia 15 de fevereiro. É quando acontece o Fuzuê, que leva a irreverência dos antigos carnavais às ruas da Barra e da Ondina, no circuito Orlando Tapajós.
Quem abre alas no Fuzuê são as bicicletas. Em seguida, mais 30 atrações fazem a folia do público que estiver no circuito. Ainda no dia 15, a Baía de Todos-os-Santos recebe o pré-Carnaval náutico, próximo ao Solar do Unhão. Quem vai agitar os foliões na água é a banda Filhos de Jorge e a DJ Ana Julieta.

No domingo, 16, é a vez do Furdunço, que recebe 42 atrações, entre elas BaianaSystem, Gerônimo, Quabales, Mudei de Nome, Afrodisíaco, Adão Negro, Diamba e muito mais. E o cantor Léo Santana invade o circuito Orlando Tapajós na terça-feira (18), no Pipoco. Já no dia 19, a Barra será animada pelos bloquinhos e fanfarras no circuito Sérgio Bezerra.

Programação eclética – A quinta-feira (20) no circuito Osmar é toda do samba. Já na Barra, a música é garantida com a Torre Eletrônica, que garante festa com DJs após a saída do último trio durante todo o Carnaval, começando também na quinta-feira (20). E, na sexta-feira (21), o mesmo circuito recebe, além dos trios elétricos, mais 15 atrações do Furdunço. Do dia 21 ao dia 25 acontece, na Rua Dias D’Ávila, o Beco das Cores, que receberá 25 atrações de música eletrônica.

Fazendo companhia ao Palco Multicultural, que volta a acontecer no Carnaval, mas agora em novo endereço – na Praça das Artes, no Centro Histórico -, e ao Palco do Rock, em Piatã, o Carnaval recebe duas novidades quando o assunto é festa para todos os estilos. O Espaço Mix, no Rio Vermelho, com diversas atrações que trazem uma mistura de ritmos, e o Origens, que no Espaço Cultural da Barroquinha.

A proposta do Origens é levar a cena independente e alternativa da cidade para o Carnaval, reunindo manifestações balizadas na estética negra e uma sonoridade que passeia pela black music e suas vertentes como o afro, afro pop, rap, reggae, r&b, funk, pagode eletrônico, entre outros. Já o Espaço Mix envolve a mistura de ritmos, com palco versátil, visando agradar todas as tribos, combinando com o clima boêmio do Rio Vermelho. Vale lembrar que o mesmo Rio Vermelho recebe o Carnaval Infantil dos dias 23 a 25, sempre a partir das 10h.

No mar – E como o assunto é espaço temático, no sábado (22) acontece o Carnaval Náutico, a partir das 12h, na Baía de Todos-os-Santos. Vão se apresentar no local o cantor Denny Denan e o DJ Rafa Gouveia.

Também a partir do sábado, só que a partir das 17h, a Praça Castro Alves recebe o Pôr do Sol da Castro Alves, onde um trio faz show parado no local. Com uma visão privilegiada, o público vai contar com as apresentações de Moraes Moreira e Davi Moraes. No domingo, será a vez de Baby do Brasil e Paulinho Boca. E na segunda-feira, do Trio Armandinho Dodô e Osmar, com os Irmãos Macêdo.

Abertura na Barra – A abertura oficial da maior festa de rua do planeta, na quinta-feira (20), será em grande estilo, no Farol da Barra, comandada por Carlinhos Brown, que faz grande desfile com cerca de 150 percussionistas do Movimento Percussivo Timbaleira Drummers. Além do Cacique, tocam no Circuito Dodô com apoio da Prefeitura, no mesmo dia, grandes nomes como Daniela Mercury, Margareth Menezes, Claudia Leitte, Harmonia, Banda Eva, Mudei de Nome, Denny Denan, La Fúria, O Poeta, Rafa e Pipo Marques, Lincoln e Duas Medidas, Araketu e Chiclete com Banana.

No Circuito Barra-Ondina ainda tocam Alinne Rosa, na terça; Àttooxxá, no domingo; Lincoln e Duas Medidas, na sexta e no domingo; Parangolé, na sexta; É o Tchan, na terça; Margareth Menezes, na sexta; Igor Kannário e La Fúria, também na sexta; Psirico, no sábado e no domingo; Larissa Luz, na terça; Gerônimo, na segunda; Tuca Fernandes, na terça; O Poeta, no sábado; Ricardo Chaves, na terça; Danniel Vieira, no domingo; e o Bloco da Preta, na sexta..

Destaques do Osmar – De sábado até a terça-feira de Carnaval, a Prefeitura leva dezenas de trios para o folião pipoca do circuito Osmar (Campo Grande). Entre os nomes de destaque estão Saulo, no sábado; Denny Denan, no domingo; Lá Fúria. na segunda e terça; Cláudia Leite, na segunda; Igor Kannário, também na segunda; O Poeta, no domingo e na terça; Mudei de Nome, no domingo e na terça; Rafa e Pipo Marques, na terça; Gerônimo, no sábado; Carla Perez, no sábado e no domingo; e Jau, na terça. Um trio vem para chamar à atenção no Circuito Osmar: a cantora Nêssa faz apresentação inédita com Pablo Vittar, no domingo de folia.

Patrocinadores – Patrocinam o Carnaval de Salvador a Veloe, Hapvida e a Skol Puro Malte. Detalhes sobre a programação oficial do Carnaval em breve no site curtacarnaval.com.br.

Foto: Max Haack/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *