20 de abril de 2024
  • :
  • :

Sinos das igrejas de São Domingos e do Passo voltam a tocar neste fim de semana

Sinos das igrejas de São Domingos e do Passo voltam a tocar neste fim de semana

No próximo final de semana mais duas igrejas da capital baiana voltam a tocar seus sinos. A primeira será a da Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão, no sábado (15), às 10 horas. A igreja, que fica no Terreiro de Jesus, no Centro Histórico de Salvador, data da primeira metade do século XVIII, e terá três sinos reativados depois de mais de meio século parados.

Localizada em frente à Catedral Basílica da Cidade do Salvador, a igreja é um dos marcos do Terreiro de Jesus, com fachada em estilo rococó e torre em terminação bulbosa. Internamente, possui a influência de três estilos artísticos, o barroco, o arranque e o neoclássico.

Igreja do Passo: No domingo, dia 16, também às 10 horas, será a vez da famosa Igreja do Passo, que ficou conhecida até internacionalmente, por ter sido cenário do filme o Pagador de Promessas, que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes, na França.

As torres da Igreja do Passo, além dos sinos, guardam muita história, “são marcos do viver e dos códigos sociais desde o século XVIII”, pontua o historiador da Secretaria de Turismo da Bahia, Rafael Dantas. A Igreja foi erigida na primeira metade do século XVIII marcando o cenário urbano da Cidade Alta e do frontispício de Salvador.

Para o secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco, responsável por esta mobilização no sentido de reativar os sinos da capital baiana, estas últimas duas igrejas representarão um resgate histórico para o Terreiro de Jesus, “já que há mais de meio século os sinos das Igrejas do Terreiro não tocavam juntos”.

Foto: Divulgação/Ascom-Setur




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *