16 de abril de 2024
  • :
  • :

Cajazeiras passa a ter 58% de cobertura da atenção básica com nova unidade de saúde

Cajazeiras passa a ter 58% de cobertura da atenção básica com nova unidade de saúde

Demanda antiga da comunidade, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Cajazeiras já passa a atender, a partir de segunda-feira (17), aos moradores de Jaguaripe I e adjacências, na região de Cajazeiras. A inauguração do novo posto foi realizada nesta sexta-feira (14) com as presenças do prefeito ACM Neto e do governador Rui Costa, acompanhados do secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, demais gestores, autoridades e população.

Construído pelo governo do Estado, o equipamento ficará sob a gestão da Prefeitura. O investimento municipal anual será superior a R$2 milhões para assegurar o funcionamento do serviço. Com esta, já chega a nove o número de unidades de atenção básica no Distrito Sanitário de Cajazeiras, o que possibilita um salto na cobertura de saúde na região de 21,4%, em 2012, para mais de 58% neste início de 2020.

“Aqui nesta região tivemos um avanço extraordinário. Isso significa um trabalho de prevenção, um trabalho mais próximo de onde está o cidadão, da sua residência. É um investimento que, no futuro, vai significar muito menos problemas na saúde pública de Salvador”, afirmou ACM Neto.

“Essa é uma unidade de saúde de grande porte que vai conseguir, através dessa entrega, a ampliação das equipes de saúde da família em Salvador. Ainda é muito distante do que a cidade precisa, mas demonstra o esforço que a Prefeitura está fazendo para conseguir assistir a população. Com isso, a gente faz o que é mais importante em saúde pública, que é a prevenção”, destacou o secretário Leo Prates.

Estrutura – A UBS Cajazeiras terá três equipes de Saúde da Família e outros três de Saúde Bucal. Os profissionais que atuarão na unidade são médicos generalistas, cirurgião-dentista, auxiliar de saúde bucal, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, além do corpo administrativo. O espaço terá capacidade para atender cerca de 460 pessoas por dia.

Serão ofertados serviços de saúde com foco principal na atenção primária através dos programas de pré-natal, hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme para crianças, adultos e idosos. Além disso serão disponibilizados serviços de curativo, coleta de material para exames laboratoriais, vacina, marcação de consultas e dispensa de medicamentos.

O serviço foi comemorado por residentes como o músico Jorge Andrade, 44 anos, morador há 35 deles da vizinha Fazenda Grande II. “Esta UBS aqui vai abranger a necessidade de um povo carente, no qual muitos não têm nem condições financeiras de pegar transporte. Vai facilitar bastante o atendimento básico de saúde aqui”, avaliou.

Moradora de Jaguaripe, a dona de casa Caroline Conceição, 32 anos, contou que vai deixar de percorrer longas distâncias para conseguir consultas pertinho de casa. “Tinha que ir até mesmo a Águas Claras e Valéria e, mesmo assim, às vezes não conseguia nem ser atendida. Agora, vou caminhar apenas 10min da minha casa para cá”, disse.

Foto: Valter Pontes/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *