29 de março de 2024
  • :
  • :

Pesquisa encomendada pelo PSC aponta favoritismo de Elinaldo em Camaçari

Pesquisa encomendada pelo PSC aponta favoritismo de Elinaldo em Camaçari

Pesquisa realizada em Camaçari sobre o cenário das eleições deste ano aponta favoritismo do prefeito Elinaldo Araújo (Democratas) em todos os cenários, com larga vantagem tanto na estimulada quanto na espontânea sobre Ivoneide Caetano (PT), esposa do ex-deputado Luiz Caetano e principal nome da oposição. O levantamento foi contrato pelo PSC e realizado pelo instituto Perfil Estatística.

No cenário espontâneo, a pesquisa aponta que Elinaldo registrou 21,3% das intenções de voto, contra 6,7% da petista. Fabio Lima (PP), Luiz Caetano (PT) e Pedrinho de Pedrão (Avante) aparecem em seguida, com 1,8%, 1,5% e 0,4%, respectivamente. Já no estimulado, Elinaldo aparece com 37,7%, contra 21,3% da petista. Fábio Lima e Pedrinho de Pedrão vêm em seguida, com 3,7% e 2,8%, respectivamente.

Em relação à rejeição, Ivoneide e Fábio Lima disputam a primeira posição. De acordo com a pesquisa, o pepista tem índice de rejeição de 38,3%, enquanto a petista tem 38%. Elinaldo, por sua vez, aparece com 37,2% e Pedrinho, com 31,2%. Neste caso, a soma dos índices de rejeição ultrapassa os 100% pelo fato de os entrevistados terem a opção de escolher mais um entre os pré-candidatos.

O levantamento apontou, ainda, que a gestão de Elinaldo é aprovada pela maioria da população. Os dados apontam que 50,2% dos entrevistados aprovam a gestão do democrata, enquanto 41,7% reprovam. Cerca de 8,1% não souberam ou não responderam.

Confronto direto – Na disputa direta estimulada, Elinaldo também apresenta larga vantagem sobre as duas pré-candidaturas que melhor pontuaram no campo da oposição. No confronto contra Ivoneide, o prefeito larga na frente com 41% contra 24,5% da petista. Neste cenário, 14,2% se disseram indecisos e 20,3% optaram pela opção de voto branco ou nulo.

Na outra opção, Elinaldo aparece com 45,2% contra 13,7% de Fábio Lima. Indecisos ficaram com 15,2%, enquanto brancos e nulos somaram 25,9%.

O levantamento ainda ouviu os entrevistados sobre a sensação vitória. Os entrevistados responderam quem acreditavam que ganharia a eleição, independente de quem votam. Neste cenário, Elinaldo aparece com 47,5%, mais que o dobro em relação a Ivoneide, que foi apontada por 19% das pessoas ouvidas na pesquisa. Fábio Lima (3,5%) e Pedrinho (0,8) vêm em seguida. Cerca de 29,2% não souberam ou não responderam.

A pesquisa ouviu 600 pessoas no município entre os dias 16 e 18 de fevereiro e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) com o número TSE: BA09808/2020. A margem de erro de 3,35% e o intervalo de confiança é de 90%.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *