26 de abril de 2024
  • :
  • :

Centrais reciclam mais de 71 toneladas de resíduos no Carnaval de Salvador

Centrais reciclam mais de 71 toneladas de resíduos no Carnaval de Salvador

Mais de 71 toneladas de resíduos recicláveis foram coletados durante o Carnaval de Salvador este ano. Esse resultado é referente ao plástico e alumínio entregue em três das oito centrais de reciclagem instaladas nos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande. O resultado das demais estruturas ainda não foi mensurado, mas a média de arrecadação de cada central foi de 23.733 kg, volume que foi mais de duas mil vezes superior a 2019, quando a média foi de 9 mil quilos por equipamento.

As centrais foram geridas por cooperativas cadastradas na Limpurb ou indicadas pelo Ministério Público da Bahia. Cada unidade tinha 75 m² com espaço dividido para cadastro, triagem, pesagem e armazenamento. Essa foi a maior estrutura instalada na folia de Salvador. O projeto Folia que Vira foi uma parceria da SOLOS, MAP e One Stop, com o patrocínio da AMBEV.

Das oito centrais, três tiveram a ação impulsionada por meio de uma iniciativa de melhoria do capital de giro para compra dos materiais dos catadores. A medida bonificou os trabalhadores a cada 30 kg de plástico coletado e 50 kg de alumínio arrecado, gerando uma renda de R$ 251.475,00 para os catadores.

“Pensamos em um projeto que conseguisse gerar resultados mais expressivos de coleta de resíduos, através da melhoria na qualidade de trabalho e de uma remuneração mais justa, tanto para cooperativas quanto catadores”, explica Saville Alves, co-fundadora da SOLOS, startup baiana responsável pela gestão do projeto.

A ação também viabilizou a negociação das cooperativas, padronizando o preço dos resíduos coletados e impedindo a ação de atravessadores, o que incentivou a produtividade e gerou mais renda para as entidades. “No ano passado, coletamos cerca de 9 toneladas no Carnaval inteiro. Agora neste ano, foram mais de 30 toneladas, mais do que o triplo”, enfatiza Cristiano Alves, presidente da rede de cooperativas Coop Rede, entidade que participou do projeto junto com o complexo cooperativo de Reciclagem da Bahia, Cooperguary, Rede Cata Bahia, Recicla Conquista e Rede Icatres.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *