19 de abril de 2024
  • :
  • :

Católicos de Salvador farão Caminhada Penitencial no dia 15 de março

Católicos de Salvador farão Caminhada Penitencial no dia 15 de março

O terceiro domingo da Quaresma é sempre marcante para os fiéis da Arquidiocese de Salvador. É neste dia – este ano 15 de março – que acontece a Caminhada Penitencial, reunindo milhares de fiéis que percorrem, a pé, 8 km. Para quem estiver no bairro do Comércio haverá Missa campal, às 6h30, em frente à Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Já quem estiver no Lobato participará da Missa às 7h, na Paróquia Nossa Senhora das Dores, celebrada pelo bispo auxiliar Dom Estevam dos Santos Silva Filho; e às 7h30 terá início a Celebração Eucarística na Paróquia Nossa Senhora dos Mares, no Largo dos Mares, presidida pelo bispo auxiliar Dom Hélio Pereira dos Santos.

Logo após as Missas no Comércio e no Lobato, os fiéis sairão em caminhada pelas ruas da Cidade Baixa. Duas cruzes – cada uma com seis metros de comprimento e três metros de largura – serão conduzidas até o Largo dos Mares, onde os católicos se encontrarão e seguirão juntos até a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim. Durante todo o percurso os padres estarão ministrando o sacramento da Confissão. É importante destacar que, este ano, haverá uma mudança no percurso, já que a Avenida Dendezeiros está passando intervenção. Quando os fiéis chegarem ao Largo de Roma, eles serão orientados a seguirem pela Avenida Luiz Tarquínio, Largo da Boa Viagem, Rua da Imperatriz, Baixa do Bonfim e, de lá, até a Colina Sagrada.

A Arquidiocese de Salvador faz um pedido para os fiéis que irão participar da Caminhada Penitencial: a doação de alimentos não perecíveis, que este ano é gesto concreto, também, da Campanha da Fraternidade, que tem como tema “Fraternidade e Vida: dom e compromisso”. A meta deste ano é arrecadar 10 toneladas de alimentos que serão destinados para as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). É importante ressaltar que a doação poderá ser realizada em dois caminhões do Exército, sendo um próximo à Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia (Comércio) e o outro na região do Santuário Santa Dulce dos Pobres (Largo de Roma).

Realizada há mais de 30 anos, a Caminhada Penitencial reúne cerca de 200 mil pessoas em uma demonstração de fé e de penitência neste tempo forte da Quaresma. Inúmeros fiéis aproveitam a oportunidade para realizar algum sacrifício como, por exemplo, completar os 8 km descalços. A juventude também é presença viva durante a Caminhada Penitencial, que com faixas e cartazes, cantam, louvam e rezam.

Ilhas – Os fiéis que moram na região das Ilhas também participarão da Caminhada Penitencial. Às 8h30 terá início a Missa, presidida pelo bispo auxiliar Dom Marco Eugênio Galrão, na Praça da Gameleira. Logo após a Celebração Eucarística, acontecerá a caminhada até a Matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Mar Grande – Vera Cruz), encerrando com a bênção do Santíssimo Sacramento.

Texto: Pascom/Arquidiocese de Salvador




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *