A Prefeitura de Salvador liberou o tráfego de veículos no elevado construído na Avenida ACM, desde a entrada da comunidade da Polêmica, nas imediações do Hiperposto, até a antiga Comercial Ramos. Com investimento da ordem de R$ 15 milhões, a obra integra o conjunto de intervenções viárias do projeto do BRT e representa 9% da primeira fase de implantação do novo modal de transporte urbano. Sem a presença do público, a solenidade de entrega contou com a presença do vice-prefeito Bruno Reis e do superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, na manhã deste domingo (22).
A nova via já pode ser usada pelos motoristas que trafegam na Avenida ACM, no sentido Parque da Cidade. Com 460 metros de extensão, sendo 270 deles em estrutura de concreto, o elevado tem três faixas de trânsito. A ideia é que a intervenção melhore a mobilidade naquela região da capital baiana, reduzindo o tempo de deslocamento dos condutores, especialmente porque não há semáforos no trajeto inaugurado hoje. Na rota contrária, em direção ao Shopping da Bahia, há outro elevado em construção, cuja obra deve ser finalizada em novembro deste ano.
No ato de liberação do tráfego, Bruno Reis disse que o cronograma de entrega foi devidamente mantido. “As nossas equipes estão de prontidão, mobilizadas e à disposição da cidade para realizar atendimentos de saúde e socioassistenciais, além de ações preventivas e de conscientização da população, para combatermos juntos o coronavírus. Desde muito cedo, estou em contato com o prefeito, debatendo e definindo novas medidas, que serão anunciadas nesta segunda, para proteger ainda mais o nosso povo. Entretanto, não poderia deixar de cumprir um compromisso que assumi, de entregar mais um trecho das obras do BRT ainda este mês”, asseverou.
Em dezembro de 2019, a Prefeitura entregou o complexo de viadutos João Gilberto, que integra o sistema do BRT. Com a obra, os motoristas que partem do Shopping da Bahia não necessitam mais fazer o retorno para acessar o Itaigara pela Avenida ACM. Quem sai do Itaigara para a Lucaia também não precisa mais fazer o retorno. Cada viaduto possui três faixas, sendo duas para veículos e uma para o transporte público (BRT).
Eliminação de semáforos – Com 2,9 km de extensão, o trecho 1 do BRT vai permitir que o usuário de transporte público saia do final da Garibaldi, sentido Rio Vermelho, acesse uma das vias expressas e não passe por qualquer sinaleira até o início da Avenida Luiz Viana Filho (Paralela). Isso porque os viadutos vão possibilitar a eliminação de semáforos e retornos nas vias exclusivas do BRT. Os elevados serão pontuais e erguidos para passar por cima de cruzamentos e dos semáforos que permanecerem, não sendo permanentes ao longo da via, como acontece com o traçado do metrô na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô).
Foto: Betto Jr./Secom-PMS