28 de março de 2024
  • :
  • :

Salvador ganha destaque internacional por boas práticas no combate ao coronavírus

Salvador ganha destaque internacional por boas práticas no combate ao coronavírus

As estratégias da Prefeitura de Salvador de combate à pandemia do coronavírus ganharam destaque internacional com a inclusão dessas ações na plataforma Cities For Global Health (Cidades pela Saúde Global), que reúne as melhores politicas públicas no enfrentamento ao Covid-19. A capital baiana é a única cidade do Norte/Nordeste do Brasil aprovada para divulgar as iniciativas como referência mundial.

A plataforma, criada pela Rede Mundial de Cidades e a Aliança Eurolatinaamericana de Cooperação entre as Cidades, apresenta cerca de 90 iniciativas de 23 cidades em diferentes regiões do mundo no que diz respeito aos desafios do coronavírus. Metrópoles como Bruxelas (Bélgica), Jeonju (Coreia), Barcelona (Espanha), Montreal (Canadá), Bogotá (Colômbia) e cinco brasileiras (Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba) compartilham suas experiências e promovem um intercâmbio técnico de boas práticas.

Salvador ganhou destaque pela atuação intersetorial desenvolvida pela Prefeitura frente à pandemia. Ações como a criação de novos centros de saúde e de atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social, utilização de método inovador de higienização das ruas, além dos decretos prevendo medidas de prevenção e controle do coronavírus foram levadas em conta.

Para garantir o cumprimento dessas medidas, há um trabalho ostensivo de fiscalização, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur). Desde o dia 18 de março até esta quinta-feira (26), foram realizadas mais de 2,1 mil vistorias, 33 interdições e 20 alvarás de funcionamento foram cassados.

“Integrar uma plataforma internacional como essa é o verdadeiro reconhecimento do trabalho eficiente que a Prefeitura de Salvador vem realizando no combate a essa epidemia. A partir de agora, estamos compartilhando as nossa experiências exitosas com cidades de diversas regiões e elas poderão ser replicadas mundo à fora pelas cidades que estão enfrentando os mesmos desafios”, comemorou o secretario da Sedur, Sérgio Guanabara.

Foto: Max Haack/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *