As sedes próprias de três equipamentos da rede socioassistencial da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas foram inaugurados, nesta quinta-feira (2). Um Banco de Alimentos, um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). As novas estruturas vão garantir mais qualidade no atendimento à população e economia para os cofres públicos. A entrega dos equipamentos não contou com público, atendendo a medida de isolamento social em função da pandemia do coronavírus (COVID-19).
Os equipamentos são vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC). “Com a entrega do Banco de Alimentos, CREAS e CRAS, que antes ocupavam prédios alugados, o município ganha na questão econômica e avança na garantia de direitos da população, principalmente nesse momento em que o país enfrenta a pandemia do coronavírus”, destacou Huldaci Santana, secretaria da SEMDESC.
Banco de Alimentos – O Banco de Alimentos, que antes ocupava uma estrutura alugada no bairro de Portão, passou a funcionar na sede localizada ao lado do Restaurante Popular, no Centro. O novo espaço conta com entrada e saída de mercadoria, área de armazenamento de hortifrúti, câmara de refrigeração, copa, área de higienização, escritório e banheiros. No equipamento também é operacionalizado o Programa de Aquisição Alimentar (PAA) que compra diretamente da agricultura familiar, produtores regionais e outras políticas do sistema.
De acordo com Huldaci, o PAA já movimentou mais de R$ 5 milhões em compras de alimentos no município. O Programa também é aberto para receber doações de pessoas físicas ou jurídicas. Em Lauro de Freitas, o Banco de Alimentos funciona desde 2007 e já disponibilizou cerca de 500 toneladas de alimentos para entidades socioassistenciais regulares no Conselho de Assistência Social do município e pessoas assistidas pelo CRAS E CREAS. O equipamento, que distribui cerca de quatro toneladas de alimentos por semana, já está funcionado.
CREAS – O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) mudou do Espaço Aldeias de Segurança e Cidadania para a sede localizada na Rua Maria Isabel dos Santos, S/N, Centro (Avenida Beira Rio). A nova estrutura tem oito salas de atendimento psicossocial, auditório, recepção e banheiros.
A unidade disponibiliza o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), abordagem social e serviço de medidas socioeducativas em meio aberto, além de orientar e encaminhar cidadãos para serviços da assistência social. Atualmente 252 famílias ou indivíduos que sofreram violações de direito são acompanhadas pelo CREAS.
CRAS – O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS – Itinga II) passa a funcionar na nova sede ao lado do Residencial Dona Lindu, como CRAS Caji – Itinga II. Com uma estrutura ampliada, o equipamento vai atender uma parte de moradores do bairro do Caji e outra de Itinga. O novo CRAS conta com espaços para atendimento coletivo, individual, área recreativa, recepção, copa, banheiros, salas administrativas e estacionamento.
O município de Lauro de Freitas conta com seis Centros de Referência de Assistência Social em funcionamento, nos bairros de Areia Branca, Caji, Vila Praiana, Portão e Itinga. Durante o isolamento social, em decorrência das medidas de prevenção ao contágio do coronavírus, os CRAS estão funcionando em horário reduzido, com escalas e plantões.
Foto: Danilo Magalhães/Ascom-PMC