24 de abril de 2024
  • :
  • :

Autoridades lamentam a morte de Moraes Moreira

Autoridades lamentam a morte de Moraes Moreira

O governador da Bahia, Rui Costa, lamentou a morte do cantor Moraes Moreira. O artista faleceu aos 72 anos na manhã desta segunda-feira (13), no Rio de Janeiro. Em nota nas redes sociais, o gestor afirmou que a história e o talento do artista farão falta, e se solidarizou com a família, amigos e fãs do cantor.

Já o prefeito de Salvador, ACM Neto, disse que Moraes Moreira “foi de um dos mais brilhantes e completos artistas baianos, criador de grandes clássicos da Música Popular Brasileira. Com sua presença marcante na história do Carnaval da Bahia, ele projetou com elegância a maior festa popular do planeta para cada esquina do Brasil e do mundo”, frisou.

O chefe do Executivo soteropolitano disse também que Moraes deixa uma obra que serve de referência para todas as gerações. “A Bahia perdeu um artista que sempre será sempre lembrado não somente pelo que fez para a projeção do nosso Carnaval, mas, sobretudo, pela consistência de seu trabalho autoral. Aos amigos e familiares de Moraes Moreira, os meus profundos sentimentos”, concluiu o prefeito de Salvador.

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Nelson Leal, disse que o filho de Ituaçu é um “divisor de águas do Carnaval da Bahia”.

“Moraes Moreira, da minha vizinha Ituaçu, na Chapada Diamantina, foi a primeira voz do trio elétrico, o cantor das multidões que rompeu com a feição instrumental da invenção de Dodô & Osmar. Se a guitarra baiana era a alma do trio, Moraes foi o corpo, se tornando o grande divisor de águas do Carnaval da Bahia. A partir de Moraes, surgem inúmeros cantores e cantoras do trio, como Bel Marques, Ricardo Chaves, Sarajane, Tatau, Daniela Mercury e Ivete Sangalo, só para citar alguns. Pessoalmente, Moraes Moreira é responsável, com as sua músicas, por alguns dos momentos mais felizes e alegres de minha juventude”, destacou.

Na Moção de Pesar, o chefe do Legislativo estadual estendeu seu abraço solidário à família – especialmente ao filho, Davi Moraes – e aos amigos de Moraes Moreira, lembrando que a trajetória musical do baiano está ligada ao melhor da MPB.

“Moraes, além do sucesso carnavalesco com o Trio de Armandinho, Dodô & Osmar, participou dos Novos Baianos, em estreita ligação com João Gilberto. Teve uma carreira solo destacada, com músicas belas e inspiradíssimas, como ‘Acabou Chorare’, ‘Pombo Correio’, ‘Vassourinha Elétrica’ e ‘Bloco do Prazer’. São obras-primas e que já se tornaram clássicos da nossa música brasileira”, acrescentou Nelson Leal.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *