24 de abril de 2024
  • :
  • :

Madrugada de terça para quarta terá “chuva de meteoros”

Madrugada de terça para quarta terá “chuva de meteoros”

Quem olhar para o céu entre esta terça-feira (21) e a madrugada de quarta (22) poderá apreciar uma das chuvas de meteoros mais antigas conhecidas pela humanidade, a Líridas. Isso porque o fenômeno, que já começou, atingirá seu pico às 22h50 desta terça-feira.

Mas também não espere uma grande quantidade de meteoros rasgando o céu. As Líridas são conhecidas por sua baixa taxa ocorrências. Para este ano, por exemplo, a Nasa espera algo em torno de 15 meteoros por hora. Ainda assim, ela é conhecida por outro show particular: produz bolas brilhantes.

As Líriadas são observadas a mais de 2.700 anos e é formada pela nuvem de detritos espaciais do cometa Thatcher, cuja órbita é atravessada pela Terra anualmente por volta do mês de abril.

“Embora os Líridas não sejam tão prolíficos quanto outras chuvas de meteoros, como os Persêidas ou Geminídas, eles geralmente produzem algumas bolas de fogo brilhantes e, como a Lua estará quase invisível em 22 de abril, as taxas devem ser boas”, explica Bill Cooke, chefe do Escritório de Meio Ambiente Meteoróide do Marshall Space Flight Center da Nasa.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *