26 de abril de 2024
  • :
  • :

Governo de SP diz que fila de testes de coronavírus está zerada

Governo de SP diz que fila de testes de coronavírus está zerada

A fila de testes de coronavírus que aguardam análise no estado de São Paulo foi zerada nesta terça-feira (21), segundo Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, que anunciou o cumprimento da meta dois dias antes do previsto durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, Zona Sul de São Paulo, nesta quarta-feira (22).

O resultado dos testes pode mudar o número oficial de mortos, caso o resultado do teste seja positivo para covid-19. Até esta terça-feira (21), o estado de São Paulo registrava 1093 mortos.

De acordo com Covas, desde que a Plataforma de Laboratórios para Diagnóstico de Covid-19 de São Paulo, coordenada pelo Instituto Butantan foi oficializada no dia 4 de abril, já foram feitos 35, 6 mil testes em 38 laboratórios. A fila chegou a ser de 17 mil exames.

“Desses 17 mil, zeramos ontem, ou seja, não existe mais 17 mil. E temos uma notícia melhor. Realizamos desde [a quinta] dia 9, 24 mil exames. Realizamos os 17 (mil) e batemos na casa de 24 mil. No dia 9 tínhamos 11 mil testes feitos, hoje temos 35,6 mil testes feitos”, afirmou Covas.

Segundo o diretor, desde a semana passada, os laboratórios do estado de São Paulo não demoram mais do que 48 horas para emitir o resultado dos exames para coronavírus.

“O teste diagnóstico, o teste de acompanhamento é um componente dinâmico e importante na fotografia da epidemia. Então nós temos o compromisso de gerar o resultado desses exames rapidamente. Desde a semana passada não demora mais do que 48 horas para a emissão do resultado. Meta cumprida, vamos em frente “, afirmou Covas.

Segundo Dimas Covas, em média, chegam aos laboratórios 1.800 exames para análise. Entretanto, Dimas ressaltou na terça-feira (21) que muitas amostras estão chegando com problemas ou por falha na coleta de material ou por contaminação durante o armazenamento ou transporte até os laboratórios.

Por serem consideradas inconsistentes, não é possível chegar a um resultado porque as amostras estão inadequadas para fazer análise laboratorial, explica Covas. Os motivos são os mais variados, como falta de material, falha de coleta do material, contaminação na coleta ou no transporte e até mesmo erro no registro da amostra, como falta de informações sobre paciente e a origem do material.

De todo universo de testes analisados na rede pública estadual de Covid-19, a estimativa oficial é de que de 7 a 8% deles são descartados por serem considerados “inconsistentes”, segundo Dimas Covas.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *