5 de maio de 2024
  • :
  • :

FHC pede renúncia de Bolsonaro após acusações de Moro

FHC pede renúncia de Bolsonaro após acusações de Moro

O ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, pediu nesta quarta-feira (24), que o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) renuncie ao cargo. A fala de FHC ocorre após o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, pedir demissão do cargo e acusar Bolsonaro de tentar interferir politicamente na Polícia Federal. Para o ex-presidente, a renúncia evitaria que o Brasil passasse por um longo processo de impeachment, em meio à pandemia do novo coronavírus.

“Que assuma logo o vice”, disse FHC em uma rede social se referindo ao vice-presidente, o general Hamilton Mourão. “É hora de falar. O Presidente está cavando sua fossa. Que renuncie antes de ser renunciado. Poupe-nos de, além do coronavírus, termos um longo processo de impeachment. Que assuma logo o vice para voltarmos ao foco: a saúde e o emprego. Menos instabilidade, mais ação pelo Brasil”, postou FHC.

A situação política de Bolsonaro, que vem em constante processo de agravamento, se aproximou da agudização com as declarações de Moro. Além da acusação de que o presidente queria interferir na PF, o ex-juiz federal negou que o diretor-geral Maurício Valeixo tenha pedido demissão, ao contrário do que diz o ato de exoneração publicado no Diário Oficial, e afirmou não ter assinado a publicação.

A acusação de crime de responsabilidade do presidente fez com que a possibilidade de um processo de impeachment virasse pauta de discussão. Segundo informou o UOL, o presidente da Câmara dos deputados, Rodrigo Maia, convocou uma reunião com parlamentares para analisar as denúncias de Moro.

Além disso, o senador Randolph Rodrigues, líder da oposição do Senado, afirmou que entrará, ainda nesta quarta, com pedido de impeachment do presidente. Outras solicitações já foram encaminhadas a Maia, algumas por causa de ações de Bolsonaro na pandemia.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *