19 de abril de 2024
  • :
  • :

Popularidade de Bolsonaro despenca com avanço da pandemia, diz pesquisa

Popularidade de Bolsonaro despenca com avanço da pandemia, diz pesquisa

Em duas semanas, enquanto recordes superados diariamente fizeram com que o Brasil ultrapassasse 5 mil mortes por Covid-19, número maior que o da China, primeiro epicentro da doença, a avaliação negativa do presidente Jair Bolsonaro crescia nove pontos percentuais.

Por outro lado, a polêmica demissão do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, com acusações de que o presidente estaria tentando interferir politicamente na Polícia Federal, parece não ter afetado significativamente a popularidade do presidente. É o que mostram dados da segunda – de um total de seis rodadas – pesquisa do Grupo A Tarde-DataPoder 360, parceria entre o grupo e o jornal digital Poder360, com patrocínio da Associação Comercial da Bahia (ACB).

Bahia – Em 19 de abril, quando o primeiro levantamento foi publicado, 33% dos baianos achavam o governo ruim ou péssimo. Na nova sondagem, o percentual cresceu para 42%. Por outro lado, diminuiu a quantidade de pessoas que acham a gestão ótima/boa (de 33% para 29%) ou regular (de 27% para 19%).

Brasil – Nacionalmente, o quadro é ainda pior para Bolsonaro. A avaliação positiva caiu 7 pontos percentuais em 15 dias. Saiu de 36% para 29% de ótimo e bom. Já a negativa cresceu de forma equivalente. Há duas semanas, 33% dos brasileiros consideravam o governo Bolsonaro ruim ou péssimo. Agora, são 40%.

Três pesquisas de opinião foram realizadas pelo DataPoder360, a divisão de pesquisas do Poder360. A feita nacionalmente ouviu 2,5 mil pessoas, em 472 municípios nos 26 estados e no Distrito Federal.

Na Bahia, também foram entrevistadas 2,5 mil pessoas, em 221 cidades do estado. A margem de erro desses levantamentos é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Já em Salvador, o DataPoder 360 ouviu 800 pessoas.

A pesquisa tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. Todas elas foram realizadas entre os dias 27 e 29 de abril e possuem intervalo de confiança de 95%.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *