20 de abril de 2024
  • :
  • :

Missa do Padroeiro de Salvador será transmitida no domingo pelas redes sociais

Missa do Padroeiro de Salvador será transmitida no domingo pelas redes sociais

Em tempos de pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, os fiéis da Arquidiocese de Salvador poderão acompanhar, pelas redes sociais, a Santa Missa em homenagem ao padroeiro da capital baiana, São Francisco Xavier, no próximo domingo (10) – Dia das Mães -, às 10h. A Celebração Eucarística, sem a presença dos fiéis, será presidida pelo pároco da Catedral Basílica, padre José Abel Pinheiro, e concelebrada pelo padre Nilton Francisco.

Para acompanhar a transmissão da Missa, o fiel pode acessar os perfis, no Instagram, da Catedral Basílica (@catedralbasilicadesalvador), da Paróquia Santíssimo Sacramento e Sant’Ana (@viva_santana) e da Igreja São Domingos de Gusmão (@domingosdeg). A Celebração Eucarística será animada pelo padre Hans Bönisch, que tocará o órgão de tubos.

De acordo com o padre José Abel, neste ano de pandemia, em especial, São Francisco Xavier deve ser invocado por todos os fiéis soteropolitanos. “Salvador tem mais de três séculos de tradição, veneração e culto a São Francisco Xavier, o seu padroeiro. Ele deve ser invocado como principal protetor da cidade contra pestes e epidemias”, afirma.

Padre Abel conta que em 1686, ano da consagração de Salvador ao santo jesuíta, a cidade foi acometida por uma epidemia de febre amarela. “Morriam mais de 100 pessoas por dia e Salvador correu o risco de ter sua população dizimada. Os jesuítas organizaram uma procissão, junto com o povo, em louvor a São Francisco Xavier e, como agradecimento, pediram à Câmara de Vereadores para que ele se tornasse o padroeiro de Salvador”, diz.

A Câmara de Salvador tem sido, desde então, patrocinadora da festa de São Francisco Xavier, ocasião em que ocorre a renovação dos votos de compromisso dos vereadores para com a cidade. Mas o vereador Joceval Rodrigues informa, entretanto, que este ano, devido à pandemia, os edis precisam dar exemplo à população e respeitar as orientações médicas. “Nos momentos de dificuldade, precisamos demonstrar nossa fé na intercessão de São Francisco Xavier. Participo da festa dele todos os anos, faço questão de carregar o andor com a sua relíquia, mas também precisamos dar exemplo às pessoas e seguir as orientações médicas para preservar vidas. Os vereadores irão acompanhar a Santa Missa do nosso padroeiro pelas redes sociais, pedindo a intercessão de São Francisco Xavier pelo fim de mais esta pandemia”, afirma.

Devoção – Coordenador da Devoção ao Padroeiro, o padre Ângelo Magno Carmo Lopes explica que, apesar da pandemia, os devotos estão organizando a “Semana do Padroeiro” nas redes sociais. Quem desejar pode acompanhar pelo Instagram @xavierpadroeirodesalvador e pelo Facebook @xavierpadroeirodesalvador para fazer o nome de São Francisco Xavier cada vez mais conhecido pelos soteropolitanos.

“Estamos rezando sua novena e divulgamos o hino do Padroeiro de Salvador gravado pelos cantores Durval Leys, Luiz Caldas e André Macêdo. Além de interceder há 334 anos por Salvador, São Francisco Xavier é também Padroeiro Universal das Missões junto com Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeiro do Apostolado da Oração e co-fundador da ordem dos Jesuítas com Santo Inácio de Loyola, a mesma do Papa Francisco. É, portanto, um padroeiro que deve orgulhar a cada um dos católicos soteropolitanos”, afirma.

Texto: Pascom/Arquidiocese de Salvador
Foto: Antonio Queirós/Ascom-CMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *