26 de abril de 2024
  • :
  • :

Padroeiro de Salvador ganha estandarte e novo clipe do hino oficial

Padroeiro de Salvador ganha estandarte e novo clipe do hino oficial

Neste domingo, 10 de maio, data em que os soteropolitanos comemoram exatos 334 anos de devoção a São Francisco Xavier, o Padroeiro de Salvador vai ganhar dois presentes dos seus devotos.

O primeiro deles é um estandarte azul e dourado de 0,90m x 1,10m que será utilizado em ocasiões religiosas especiais; e o segundo, um clipe do hino oficial do protetor dos soteropolitanos contra epidemias, gravado pelo músico católico Filipe Sousa em frente ao Altar de São Francisco Xavier dentro da Catedral Basílica, e que já está sendo divulgado nos perfis da Devoção no Instagram e no Facebook (@XavierPadroeirodeSalvador).

Artesão responsável pelo estandarte, Rodrigo Guedes lembra que a obra foi confeccionada em um momento oportuno. “Estamos vivendo uma pandemia do novo coronavírus e São Francisco Xavier tem sido invocado há mais de três séculos pelos soteropolitanos para nos proteger das epidemias. Agradeço à Devoção a oportunidade de representar através da arte o amor e a fé na intercessão do nosso Padroeiro e peço que ele nos livre das pragas e pestes que assombram o mundo. Salve, São Francisco Xavier”.

Coordenador da Devoção ao Padroeiro, o padre Ângelo Magno Carmo Lopes comemora as iniciativas. “O estandarte é muito bonito e demonstra todo o amor dos devotos a São Francisco Xavier. E o clipe, gravado por Filipe Sousa em frente ao altar do nosso Padroeiro na Catedral Basílica, é uma reunião de beleza das diversas manifestações da fé por meio da arte sacra: música, poesia, arquitetura, pintura e escultura. Vamos fazer o nome do nosso Padroeiro cada vez mais conhecido e amado pelos soteropolitanos para a maior glória de Deus”, afirma.

Missa – Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, a Missa pela Festa do Padroeiro de Salvador não terá a participação de fiéis. Ela será transmitida a partir das 10h pelo Instagram da Catedral Basílica (@catedralbasilicadesalvador). A celebração será presidida pelo pároco da Catedral, padre José Abel Pinheiro, e concelebrada pelo padre Nilton Francisco. O padre Hans Bönisch será responsável pela música sacra e tocará o órgão de tubos da Catedral.

Letra do Hino a São Francisco Xavier, Padroeiro de Salvador:

São Francisco Xavier, grande amigo de Jesus
Ajudai-nos nesta vida a carregar a nossa cruz

Afastai de nós doenças, São Francisco Xavier,
Dai-nos força, dai-nos crença contra o mal que nos vier

Olha a cidade que é vossa, a Terra de Santa Cruz,
Dai que sempre ela possa consagra-se a Jesus

E no culto a vós prestado ressoem em altas preces
As vozes do povo amado que de vós nunca se esquece

Fotos: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *