18 de abril de 2024
  • :
  • :

UPA em Ipiaú ganha túnel de desinfecção contra coronavírus

UPA em Ipiaú ganha túnel de desinfecção contra coronavírus

Um túnel de desinfecção foi instalado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Ipiaú, no sul da Bahia, no sábado (16), para fortalecer no combate ao coronavírus.

O equipamento foi implantado pelo Senai Cimatec e é voltado para profissionais que utilizem equipamentos de proteção individual (EPIs). O túnel possui formato de um corredor de 2,5 metros, pelo qual o profissional de saúde passa ao final do expediente, antes da retirada do EPI, para desinfecção.

O equipamento possui estrutura de alumínio, com tubulação de PVC, uma bomba de alta pressão e bicos aspersores que fazem o processo de nebulização. O Governo da Bahia informou que o desinfetante utilizado (hipoclorito) já é recomendado e utilizado, por décadas, para uso na desinfecção de superfícies de ambientes hospitalares e domiciliares, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e órgãos internacionais de saúde,.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ipiaú, dedicada a pacientes suspeitos de Covid-19, realizou desde a inauguração, em 23 de abril, mais de 300 atendimentos.

As outras unidades de saúde que já receberam o equipamento são: Instituto Couto Maia, Unidade de Pronto Atendimento do Vale dos Barris, hospitais Santo Antônio (Obras Sociais Irmã Dulce), Espanhol, Subúrbio, Ernesto Simões Filho e Martagão Gesteira em Salvador, além do Costa do Cacau, em Ilhéus, Calixto Midlej Filho, em Itabuna, São Vicente e Prado Valadares, em Jequié, e Riverside, em Lauro de Freitas.

Até a noite de sábado, o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foram registrados 129 casos confirmados em Ipiaú, com 3 mortes.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *