26 de abril de 2024
  • :
  • :

Agentes da Educação realizam ações em Salvador voltadas para a comunidade escolar

Agentes da Educação realizam ações em Salvador voltadas para a comunidade escolar

Aproximar escola, família e comunidade, escutar e acolher os diferentes olhares, dúvidas e desejos dos alunos e seus familiares, contribuindo com a equipe escolar e fortalecendo a relação de parceria com as famílias e a comunidade local. Estes são alguns dos principais objetivos dos agentes da educação que, apesar deste momento de crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, permanecem presentes na vida das comunidades e dos estudantes da rede municipal.

Respeitando o isolamento social, mas também dando continuidade ao trabalho de acompanhar a vida escolar dos alunos, através de contatos a distância oferecendo todo apoio e suporte necessários, os agentes têm elaborado diversas propostas utilizando plataformas digitais para se manterem por perto do público atendido.

Eles têm se reunido diariamente para juntos criarem metodologias que possam ser aplicadas neste momento. Exemplos disso são as produções de vídeos com contação de histórias, a criação de brincadeiras utilizando materiais recicláveis, entre outros. Como é o caso da Regional Centro, onde um grupo de agentes se uniu para prestar homenagens a professores e profissionais de saúde e deixar para os pais e alunos mensagens de apoio durante a crise causada pela covid-19.

De acordo com a agente da educação Helena Mendes os vídeos serão disseminados nas redes sociais e aplicativos de mensagens. “Apesar da distância, não paramos de nos conectar para conversar e pensar formas de fazer com que a gente possa continuar atuando, principalmente nesse momento tão delicado. Talvez agora os agentes estejam sentido ainda mais forte o quanto o nosso papel é relevante”, pontuou Helena.

O secretário da educação, Bruno Barral considera que ações como estas fundamentais para manter a conexão com as famílias e alunos. “Vale destacar que nós sempre utilizamos a tecnologia como ferramenta, sempre soubemos da importância dela para combater a evasão escolar, mas com a pandemia este uso da tecnologia se tornou ainda mais importante. Esta iniciativa dos Agentes da Educação é importante para manter conexão com as famílias, mantendo o aluno próximo da escola”, frisa.

Barral lembra que o Agentes da Educação tem um papel fundamental no combate à evasão escolar. Desde o início da gestão do prefeito ACM Neto (Democratas), a evasão caiu de 4,5% para apenas 1,5%, com uma redução de mais de 65% na taxa. “Estes números não seriam alcançados sem atitudes como essa. O Agentes da Educação é o maior programa de combate à evasão do Brasil. Agora, é muito importante esse acompanhamento, com uso da tecnologia, mantendo essa proximidade com a família e os alunos”, destaca.

Para a Presidente de honra do Parque Social, Rosário Magalhães, esse é um momento em que toda colaboração é válida. “Os Agentes da Educação têm um uma relação forte com a comunidade de forma geral e o retorno disso é muito significativo, pois a comunidade é bastante participativa e nesse momento é importante fazermos essa devolutiva através desse processo de conscientização e espírito de união”, destaca Rosário.

Segundo a coordenadora do Programa Agente da Educação, Renata Hohenfeld, as ações online realizadas pelos agentes foram a forma encontrada para chegar às comunidades. “Muitas vezes, as escolas acabam pedindo estas ações. A escola tem mais contato com os pais, e consegue divulgar melhor as ações do que o próprio agente. Então, estamos desenvolvendo estas ações em parceria com a escola”, conta.

Renata revela que tem sido muito boa a receptividade dos pais e dos alunos às iniciativas, como os vídeos e fotos. “Os pais se sentem muito acolhidos, e os alunos pedem. São brincadeiras, histórias, músicas. Os pais ficam muito felizes e até pedem também para que os agentes mandem”, afirma.

Foto: Divulgação/SECOM-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *