Moradores do bairro de Itapuã, em Salvador, iniciaram um protesto na manhã desta sexta-feira (5), na Lagoa do Abaeté. Vestidos de branco, eles pedem proteção para o Meio Ambiente, que é celebrado nesta sexta, e e se manifestam contra a construção de uma estação elevatória de esgoto, nas margens da lagoa.
Os manifestantes carregaram cartazes chamando atenção para o fato da Lagoa do Abaeté ser patrimônio cultural da Bahia. Os protestantes pediram também a paralisação das obras, além de saneamento do local. Protestos na Lagoa do Abaeté têm sido recorrentes.
No dia 25 de maio, outro grupo também se manifestou por causa da construção. A obra faz parte de um plano de requalificação da região feita pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).
Por meio de nota, a Conder informou que está disponível ao diálogo com a população e que tem compromisso sustentável com a Lagoa do Abaeté, por se tratar de uma área de preservação ambiental (APA).
O órgão disse ainda que, junto ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), promove adequação do local para a construção da estação elevatória.
A Conder disse ainda que essa estação funcionará priorizando questões de segurança, feita a partir de estudos técnicos. Ainda segundo a Conder, a cosntrução foi autorizada pelo Inema que “jamais autorizaria uma obra que não fosse trazer benefícios ao meio ambiente”.
Foto: Divulgação