26 de abril de 2024
  • :
  • :

Bahia Norte recupera trecho do manguezal da Bacia do Rio Joanes

Bahia Norte recupera trecho do manguezal da Bacia do Rio Joanes

A Concessionária Bahia Norte, responsável pela administração do Sistema de Rodovias BA-093, após construção da Via Metropolitana, avançou com o Programa de Recuperação de Área Degradada (PRAD), específico para o manguezal do Rio Paranamirim (Bacia do Rio Joanes).

O Rio Joanes ocupa uma área de, aproximadamente, 1.200km² e extensão de 75km. Nascendo em São Francisco do Conde e desembocando na Praia de Buraquinho, é responsável por cerca de 40% do abastecimento da capital e da região metropolitana.

A ação que trata de condicionante ambiental, começou com um amplo estudo oceanográfico da área. Em seguida, empresa especializada iniciou recuperação da área, com medidas de correção, como a implantação do sistema de drenagem e restauração da dinâmica hídrica superficial. Depois, foi feita a recuperação da área impactada, proteção da fauna e replantio de mudas com sementes locais. Todo o trabalho está sob o comando do biólogo Juarez Soares, Professor Doutor da Universidade Federal da Bahia e autoridade em estudos de manguezal no país.

Segundo Samuel Magno, técnico de meio ambiente da Concessionária: “os resultados, que fazem parte da responsabilidade ambiental da Bahia Norte, são visíveis, no último relatório de acompanhamento identificamos o desenvolvimento das espécies, elas cresceram em altura, foliação e esgalhamento. Sem dúvida, na conclusão do programa, entregaremos um rio e mangue ainda melhores para todos que vivem ali.”

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *