29 de março de 2024
  • :
  • :

Bom Jesus dos Passos ganha novo ponto de confinamento de resíduos

Bom Jesus dos Passos ganha novo ponto de confinamento de resíduos

A ilha de Bom Jesus dos Passos, pertencente à região administrativa do Subúrbio/Ilhas, passa finalmente a ter um novo ponto de confinamento de resíduos, instalado pela Prefeitura, através da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), em parceria com a Fundação Baía Viva. A estrutura, localizada no Porto de Brito, engloba contêineres e possui maior capacidade para o acondicionamento dos materiais descartados.

A medida atende a uma antiga reivindicação da comunidade, já que o lixo ficava acumulado de forma improvisada no Cais do Chico. Além do impacto visual para quem chegava na ilha, a situação causava diversos transtornos para a população.

“Como os resíduos não ficam mais expostos no Cais do Chico, porta de entrada para a ilha, não temos mais aquela poluição visual que causava um impacto negativo a quem chegava em Bom Jesus dos Passos. E o mais importante: esse projeto reduz a incidência de doenças causadas pelo lixo, como dengue, chikungunya, e tantas outras que são um problema sério à saúde pública”, ressaltou o presidente da Limpurb, Marcus Passos.

“Antes, os moradores jogavam o lixo de forma desordenada no local. Muitos catadores rasgavam os sacos e deixavam os materiais expostos, favorecendo a ação de animais. Agora, temos uma área cercada, com calçamento e com acesso controlado de pessoas”, explica Osvaldo Barroso, proprietário da BF Serviços Ambientais, empresa que executou o serviço.

Ecoponto – O presidente da Limpurb também informou que está prevista a instalação de um ecoponto em Bom Jesus dos Passos. “Será um espaço moderno e coerente com os princípios da sustentabilidade, onde os resíduos passarão pelos processos de compostagem e reciclagem. Assim que superarmos esse momento de pandemia, vamos retomar o projeto, que trará ainda mais ganhos para a comunidade”, garantiu Passos.

Foto: Divulgação/Limpurb




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *