7 de julho de 2020
  • :
  • :

Ilha de Maré e bairros de Salvador têm ações especiais contra o Aedes aegypti

Ilha de Maré e bairros de Salvador têm ações especiais contra o Aedes aegypti

Moradores das localidades de Ilha de Maré, Piatã, Stella Mares e Praia do Flamengo serão contemplados nesta quinta-feira (02) com uma ação especial do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão ligado à Secretaria Municipal da Saúde. Diversas estratégias vão intensificar o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikugunya.

A atividade programada acontecerá depois de um balanço nas denúncias sobre focos nas localidades através da Ouvidoria da Prefeitura no 156. “Estamos fechando o cerco contra o mosquito cada vez mais. O trabalho conjunto com a população deve ser o ano inteiro, mas esse período epidêmico as atividades internas foram suspensas, então, é preciso que cada residente aproveite o isolamento e cuide de sua casa. Nós estamos redobrando os atendimentos das ações que já fazíamos como bloqueios ampliados, além dos atendimentos via Ouvidoria pelo 156”, explicou Isolina Miguez, subgerente de arboviroses do CCZ.

A programação para Ilha de Maré, a partir das 08 horas, contará com o monitoramento dos focos do mosquito em mais de 140 imóveis, no posto de saúde local, além da Escola Municipal.

Paralelamente, agentes de endemia junto com a LIMPURB farão um mutirão de limpeza no Petromar em Stella Mares. Entre as ações está o uso de três carros de aplicação do inseticida UBV Costal que vai percorrer os locais escolhidos, além de inspeção em repartições públicas da região como Abrigo Municipal São Pedro e no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps).

Além disso, mais de 70 condomínios e mais de cinco mil imóveis serão visitados no Distrito Sanitário de Itapuã para inspeção e orientação. Os carros de som estarão nas ruas chamando atenção da população.

Na sexta-feira (03), na Ribeira, Uruguai e Bonfim os agentes devem visitar mais de 300 imóveis para inspeção, além de um carro circulando com UBV Costal pesada nas localidades. No mesmo dia em parceria com a LIMPURB um mutirão de limpeza será feito no Hospital de Custódia e Tratamento na Avenida Afrânio Peixoto.

Devido ao aumento do número de casos suspeitos e confirmados de arboviroses em Salvador, as ações especiais serão realizadas semanalmente em diferentes localidades da cidade.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *