29 de março de 2024
  • :
  • :

ACM Neto diz que Salvador pode ter retomada das atividades comerciais na próxima semana

ACM Neto diz que Salvador pode ter retomada das atividades comerciais na próxima semana

O prefeito ACM Neto disse, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (16), durante inauguração de um gripário no bairro de Valéria, em Salvador, que a acredita que retomada das atividades econômicas deve ocorrer na próxima semana. O principal critério para a reabertura das atividades econômicas é o decrescimento das taxas de ocupação de leitos de UTI.

“De todos os desafios que estamos enfrentando, o maior é a ampliação de leitos para garantir a retomada da atividade econômica ainda no mês de julho. Ontem [quarta-feira, 15] chegamos a 77% da taxa de ocupação. Agora temos dois pontos percentuais à frente. Eu acredito em uma reabertura já na semana que vem, porque nesse período nós já colocaremos novos leitos para funcionar”, disse.

Os novos leitos que passarão a funcionar na capital estão sendo disponibilizados depois da chegada de 100 novos respiradores a Salvador. Além dos novos leitos, que foram anunciados pelo prefeito na terça-feira (14), a capital também cedeu 25 respiradores para a abertura de 25 novos leitos no hospital de campanha da Arena Fonte Nova.

“Com assinatura desse termo, estamos autorizando que ainda hoje o hospital de campanha da Fonte Nova receba 25 respiradores, que estão sendo cedidos pela prefeitura. E esses leitos entram em funcionamento já amanhã [sexta-feira, 17]”, disse ACM Neto.

O prefeito afirmou ainda que as aberturas dos novos leitos em Salvador permite a retomada das atividades com responsabilidade e consistência. ACM Neto se mostrou otimista e falou que espera que as taxas cheguem a menos dos 75% previstos para a retomada do comércio.

“Estamos no trabalhando para um processo de reabertura com muita responsabilidade, consistente e que vai nos levar a dar início, de fato, a uma fase de retomada em Salvador e, se Deus quiser, não vamos precisar depois voltar atrás, exatamente por causa da cautela e dos cuidados e do embasamento técnico e científico que move nossas decisões desde o início da pandemia. Não se surpreendam se nós conseguimos chegar a 70% de ocupação, esse é meu desejo”.

Gripário de Valéria – Este é o quarto gripário inaugurado em Salvador. Com 24 novos leitos, a unidade médica funcionará com atendimento 24 horas, todos os dias da semana, para receber pacientes com síndromes gripais.

Durante a inauguração, ACM Neto explicou a importância dos gripários na liberação dos leitos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais para o tratamento da Covid-19 e outras enfermidades.

“Vamos ter 20 leitos de enfermaria e 4 leitos na sala vermelha. Os leitos de enfermaria para receber e atender pacientes que chegam na UPA e depois poderão ser regulados para hospitais, caso haja necessidade. Já as quatro salas vermelhas, com respiradores e com todos os equipamentos para assegurar casos mais graves, como pacientes que chegarem precisando de ventilação mecânica encontrarão os respiradores, monitores e todos os outros equipamentos, precisando de estabilização”, detalhou o prefeito.

O investimento foi de cerca de R$ 6,14 milhões. Assim como as outras unidades, ela será mantida até que não haja mais a necessidade de manter a estrutura, quando as taxas de ocupação dos leitos voltarem a ser baixas.

“Nós vamos ter 111 profissionais trabalhando, sendo que 14 serão médicos intensivistas plantonistas, dois médicos diaristas, 16 enfermeiros assistenciais, um enfermeiro supervisor, uma assistente social, três fisioterapeutas, 35 técnicos de enfermagem assistencial, quatro maqueiros, quatro auxiliares de farmácia, além de todos os demais colaboradores que vão contribuir na parte administrativa para assegurar o pleno funcionamento dessa unidade”, pontuou o prefeito ACM Neto.

Durante a inauguração, o prefeito falou ainda sobre a sensação de estar participando de uma gincana, por causa dos desafios impostos pelo coronavírus, que teve os primeiros casos confirmados na capital em março.

“O sentimento que a gente tem é de estar vivendo uma espécie de gincana, desde o meado de março. Todos os dias, temos inúmeras provas, todos os dias nós temos incontáveis desafios, todos os dias nós temos missões e tarefas a cumprir, coisas que nós não imaginávamos ter que viver nesse momento, mas eu não posso deixar de registrar e agradecer a capacidade de resposta da nossa equipe, e é um legado que vamos deixar para a prefeitura de Salvador, essa capacidade de resposta”, disse ACM Neto.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *