29 de abril de 2024
  • :
  • :

Unidade de saúde no Arraial do Retiro reforçará combate ao coronavírus

Unidade de saúde no Arraial do Retiro reforçará combate ao coronavírus

Um antigo desejo dos moradores do Arraial do Retiro e adjacências foi concretizado pela Prefeitura nesta segunda-feira (20). A Unidade de Saúde da Família (USF) Antonio Ribeiro Neiva foi inaugurada com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice, Bruno Reis, além do secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, corpo técnico e imprensa.

O prefeito salientou que a estrutura já vai integrar o programa Salvador Protege, desenvolvido pela SMS na área da atenção básica para ajudar na identificação, acompanhamento e encaminhamento dos casos de Covid-19 na cidade. “A unidade vai dar ainda mais reforço no diagnóstico do coronavírus, nessa rede de proteção à vida das pessoas durante a pandemia”, pontuou ACM Neto.

O titular da SMS ressaltou que esta é a 11ª estrutura de saúde entregue desde o início da pandemia, em março. “Isso mostra todo o esforço que vem sendo feito pela Prefeitura. Além de unidades de saúde de família, também entregamos uma UPA (Santo Antônio), gripários, hospitais e leitos de UTI. Estamos atuando nos três níveis da saúde, ou seja, na atenção primária, média e alta, para cuidar da vida da população”, relatou Prates.

Estrutura – Com investimento de R$1,4 milhão, metade deste recurso fruto de emenda parlamentar, a unidade terá capacidade para atender 650 pessoas por dia. Com dois pavimentos, a estrutura possui oito consultórios médicos e mais quatro odontológicos, farmácia para dispensação de medicamentos, recepção e salas de coleta, vacina, procedimentos, atividades e administrativa.

A USF Antonio Ribeiro Neiva terá quatro equipes de saúde da família e outras quatro de saúde bucal, além de agentes de saúde e corpo administrativo. Serão beneficiados usuários desde o nascimento até a terceira idade com atendimento médico, de enfermagem e voltado à saúde bucal.

Dentre os serviços que serão ofertados na USF estão curativo, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, marcação de consultas de outras especialidades e exames, além da distribuição de equipamentos e emissão da primeira e segunda via do cartão do SUS.

Avanço e homenagem – Com a entrega desta unidade a cobertura da Atenção Primária à Saúde no distrito sanitário Cabula/Beiru será de 44,47%. Até o início de 2013, a cobertura no local era de apenas 13%.

De acordo com o prefeito, em sete anos e meio, Salvador saiu da pior posição em cobertura de atenção básica dentre as capitais do país e hoje ocupa a sexta posição, sendo a cidade que mais avançou no setor. A intenção é chegar a mais de 55% de cobertura de saúde da população, com a entrega de mais quatro USFs até o fim de 2020.

O equipamento de saúde no Arraial do Retiro homenageia o morador e líder comunitário bastante querido da região, que faleceu em janeiro de 2019. “Também conhecido por muitos como Raul Seixas, pela semelhança física, Tony Neiva era uma pessoa simples, batalhadora e que sempre esteve ao nosso lado nas ações da Prefeitura e em prol da comunidade”, lembrou ACM Neto.

Foto: Valter Pontes/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *