24 de abril de 2024
  • :
  • :

ACM Neto confirma reabertura de shoppings e templos na sexta em Salvador

ACM Neto confirma reabertura de shoppings e templos na sexta em Salvador

Passados cinco dias com a taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para o coronavírus em Salvador abaixo dos 75%, a cidade vai começar a retomada econômica nessa sexta-feira (24).

A informação foi confirmada pelo prefeito ACM Neto, durante uma coletiva de imprensa, via internet, na qual ele mostrou outros indicadores que demonstram que a situação é razoavelmente segura para tomar essa decisão. A cidade apresenta, nesta quinta, 73% dos leitos de UTI para tratar a covid-19 ocupados, mas a tendência, segundo o prefeito, é de novas quedas nessa taxa.

“Tínhamos estabelecido no protocolo de reabertura que a Fase 1 deveria ter pelo menos cinco dias com uma taxa menor ou igual a 75%. Hoje tem 73%. Caso haja um aumento, só haverá retrocesso. As lojas e shoppings só fecham se a taxa chegou a patamar superior a 80%. A margem de segurança é até 80% de ocupação. Em muitos lugares houve um aumento, mas depois se estabilizou”, observou.

A reabertura ocorre após quatro meses dos primeiros decretos determinando o fechamento de serviços não essenciais. “A partir de amanhã (sexta), capitaneada pela Sedur, vamos fiscalizar a reabertura dos shoppings e dos estabelecimentos comerciais e as igrejas, porque os protocolos foram apresentados com antecedência e eles nos ajudaram a construir. Cedemos a apelos dos comerciantes e empresários, mas se cada um não fizer sua parte, corre o risco de abrir e depois a taxa voltar a crescer, e se ela passar de 80%, tem que fechar de novo. Não quero nem pensar nisso. Confio no trabalho que fizemos até aqui”, continuou o prefeito, que já assinou o decreto permitindo a flexibilização.

Nesta 1ª fase do processo de reabertura, podem funcionar shoppings, centros comerciais, lojas de rua com mais de 200 m2, templos religiosos e drive in.

Ônibus – Para levar as pessoas a esses locais – especialmente os trabalhadores -, foi planejado um escalanomento especial dentro do sistema de transporte urbano, com diferentes programações em cada uma das etapas de reabertura.

Nesta primeira fase, 70% da frota de ônibus (o equivalente a 1.514 veículos) estarão nas ruas, com três momentos em que as linhas terão diferentes disposição de veículos: no denominado Pico 1, entre 5h e 8h; Pico 2, entre 8h e 12h; e Pico 3, entre 15h e 21h.

“Três picos porque dividimos o horário de funcionamento para não ter a concentração em um só pico. O comércio de rua vai ter horário. Esses horários foram pensados para não gerar coincidência das atividades entre si e com as outras atividades. Quando for ativada a próxima fase, vamos anunciar novos picos”, afirmou o prefeito, ao anunciar que a quantidade de coletivos nas ruas vai aumentar conforme as fases forem avançando.

“Vamos acompanhar a dinâmica da cidade e analisar o comportamento do transporte público”, afirmou Neto, citando que apesar das estações de transbordo estarem sendo monitoradas, os pontos de ônibus nos bairros não poderão ter a mesma atenção, a princípio.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *