29 de março de 2024
  • :
  • :

Lava Jato prende secretário de Transportes de SP por suspeita de desvio de recursos

Lava Jato prende secretário de Transportes de SP por suspeita de desvio de recursos

Agentes da Polícia Federal cumprem, na manhã desta quinta-feira (06), mandados contra alvos suspeitos de desviarem recursos da Saúde. No total, estão sendo cumpridos seis mandados de prisão e 11 de busca e apreensão em três estados e no Distrito Federal.

A ação, denominada Darnadários, tenta desarticular um esquema entre empresários e agentes públicos, que tinha por finalidade contratações dirigidas. Um dos presos em São Paulo foi o secretário estadual de transportes Alexandre Baldy. Em Petrópolis, foi preso Guilherme Franco Netto, pesquisador da Fiocruz.

Baldy, ex-ministro das Cidades no governo do ex-presidente Michel Temer, é suspeito de participar do esquema antes de assumir a secretaria do governador João Doria, quando era deputado federal por Goiás. Ele foi preso em casa, nos Jardins, bairro nobre de São Paulo. O prédio da Secretaria de Transportes de São Paulo também foi alvo de buscas.

No total, a PF já cumpriu três mandados de prisão em Petrópolis (RJ), São Paulo e Goiânia (GO). Os agentes tentam cumprir ainda mandados em São José do Rio Preto (SP) e Brasília (DF).

Na residência de um suspeitos, em Brasília, os agentes apreenderam R$ 90 mil.

A operação, desdobramento de outras ações como Fatura Exposta, Calicute e SOS, está sendo conduzida pela Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros da PF, em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF).

Os alvos responderão pelos crimes de corrupção, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Os mandados judicias foram expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. O nome da operação faz referência aos agentes de “negócios”, atravessadores que intermediavam as contratações dirigidas.

Em nota, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo confirmou a ação da PF e ressaltou que operação “não tem relação com a atual gestão do Governo de São Paulo”.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *