24 de abril de 2024
  • :
  • :

FGM realiza I Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador pelas redes sociais

FGM realiza I Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador pelas redes sociais

Começa nesta segunda(17) a I Jornada do Patrimônio Cultural, promovida pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), com o tema “Resistência e memórias na contemporaneidade”. O objetivo do projeto é recuperar o valor e a importância dos bens culturais da cidade, além de sensibilizar a população através de ações.

Seguindo as adaptações do setor cultural, o evento será totalmente on-line e contará com oficinas, palestras, e visitações virtuais.

Com duração de três dias, a jornada é organizada pela Diretoria de Patrimônio e Humanidades e da Gerência de Patrimônio Cultural, sendo totalmente gratuito. As atividades serão distribuídas entre o Instagram da FGM @@fgmoficial, canal do Youtube, Webinar, e outras plataformas. As orientações serão divulgadas na página do Instagram.

Para participar dos cursos, é necessário se inscrever enviando e-mail até as 18h da segunda (17) para jornadadopatrimoniofgm@gmail.com, contendo nome completo, idade e bairro. No dia seguinte, os inscritos receberão no e-mail o link para acesso à sala virtual. O evento também vai disponibilizar certificado de quatro horas para os inscritos, desde que cumpram no mínimo 75% do curso.

“O patrimônio cultural é o que define uma fisionomia, a identidade de um povo. Reforçar a sua importância e democratizar as formas de acesso à ele faz parte da política cultural da FGM. A jornada é uma excelente oportunidade de debater pontos importantes e ampliar a visão deste tema que cada vez ganha mais relevância no contexto cultural e artístico de Salvador”, destaca com o presidente da FGM, Fernando Guerreiro.

Programação:

Segunda-feira (17)
8h – abertura com o presidente da FGM, Fernando Guerreiro;

9h – Mesa de conversa sobre “Patrimônio cultural: ressignificando o conceito e os monumentos”. Estarão presentes a historiadora Magnair Barbosa, o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pablo Barrozo, entre outros;

14h – Mesa-show de conversa pra falar de “Patrimônio e musicalidades na cidade de Salvador”, que vai contar com Alobened, Márcia Freire e Márcia Short;

19h – Bate-papo no instagram da FGM com o fotógrafo Paulo Telles.

Terça-feira (18)
9h – Mesa de conversa sobre “Cultura popular e diversidade”, com a historiadora Alessandra Carvalho; com o mestre Balão, fundador do CTE Capoeiragem; e com Tote Gira, filósofo, músico e compositor;

11h – Mini-curso sobre “Patrimônio arqueológico na cidade de Salvador”, com Raílson Cotias;

14h – Mesa de conversa com o tema: “Patrimônio é…poesia contemporânea e as batalhas de slam”, com Paulo Vendaval e Capirrota;

16h – Mini-curso sobre “Patrimônio e acervos documentais”. com Ricardo Santana. E também a Exposição Virtual de Paulo Teles.

Quarta-feira (19)
9h – Mesa de conversa “Patrimônio religioso”, com o professor Álvaro Dantas, Luiz Freire e Francisco Assis Portugal;

11h – Segunda parte do Mini-curso sobre “Patrimônio arqueológico na cidade de Salvador”;

14h – Mesa de conversa sobre “Patrimônio e tecnologias”, com Luciana Martins, Louti Bahia e Eric Castro;

16h – Segunda parte do Mini-curso de “Patrimônio e acervos”, Exposição Virtual de Paulo Teles e lançamento da cartilha “Patrimônio Cultural”.

Foto: Divulgação/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *