29 de março de 2024
  • :
  • :

Democratas confirmam Biden como candidato à presidência dos EUA

Democratas confirmam Biden como candidato à presidência dos EUA

A segunda noite da Convenção Nacional do Partido Democrata, nesta terça-feira (18), foi marcada novamente por críticas a gestão de Donald Trump enquanto Joe Biden foi formalizado como o candidato a disputar a presidência dos Estados Unidos, em 3 de novembro.

Após a noite de abertura, em que se destacaram os discursos da ex-primeira-dama Michelle Obama e do senador Bernie Sanders, alertando para o “caos” e a “ameaça à democracia” que representariam a reeleição de Trump, a segunda noite teve como convidados dois ex-presidentes e a mulher de Biden, que atua como sua conselheira política.

O ex-presidente Bill Clinton disse em um pronunciamento gravado em vídeo que “existe apenas caos” no Salão Oval, e que o atual mandatário norte-americano não assume suas responsabilidades. Clinton citou também a alta taxa de desemprego no país que triplicou em apenas seis meses.

“Nosso partido está unido para oferecer a vocês uma escolha muito diferente: um presidente que vai trabalhar. Um cara pé no chão, que faz o trabalho” – Bill Clinton, ex-presidente dos EUA.

“Um homem com uma missão: assumir responsabilidades, não transferir a culpa; concentrar, não distrair; unir, não dividir. Nossa escolha é Joe Biden”, disse Clinton.

Jill Biden, esposa do candidato democrata e ex-vice-primeira-dama dos EUA fez um discurso emocionante em que citou a crise do novo coronavírus que esvaziou escolas e destruiu famílias no país que já tem mais de 5 milhões de casos confirmados da Covid-19.

“Como fazer com que uma família destruída se sinta completa outra vez? Da mesma forma que se reconstrói uma nação. Com amor e compreensão. Com coragem. Com uma fé inabalável” – Jill Biden, ex-vice-primeira-dama dos EUA.

No discurso principal da noite, a mensagem central foi a de um chamado para o futuro do Partido Democrata, com a participação de 17 membros em ascensão, como a ex-candidata ao governo da Geórgia, Stacey Abrams, que chegou a ser cogitada por Biden para ser sua vice.

Também falaram Jonathan Nez, presidente da Nação Navajo, e Robert Garcia, que nasceu no Peru e foi o primeiro prefeito assumidamente gay da cidade de Long Beach, na Califórnia, entre outros que disseram juntos, ao final: “Há uma pessoa que está cuidando de nós – todos nós. E ele é Joe Biden”.

Democratas em ascenção no partido fazem o principal discurso no segundo dia da Convenção Nacional Democrata em vídeo nesta terça-feira (18) — Foto: Convenção Nacional Democrata/Pool/Reuters

A exemplo da noite inicial, mais uma vez nomes influentes do Partido Republicano aparecem apoiando Biden. Sally Yates, ex-procuradora-geral que entrou em confronto com Trump durante sua passagem pelo Departamento de Justiça citou uma crise instaurada no serviço postal dos EUA.

“Desde o momento em que o presidente Trump assumiu o cargo, ele usou sua posição para beneficiar a si mesmo e não ao nosso país”, disse Yates. “Ele está até tentando sabotar nosso serviço postal para impedir que as pessoas votem. Nosso país não pertence a ele. Pertence a todos nós”, acrescentou.

O ex-secretário de Estado Colin Powell afirmou que pretende votar no democrata porque é preciso “restaurar valores à Casa Branca”. Além deles, Cindy McCain, viúva do senador John McCain, gravou um vídeo falando da aparentemente improvável amizade entre os dois políticos de partidos adversários.

Em 2008, McCain disputou com Barack Obama – de quem Biden foi vice – a presidência dos EUA. Mas Cindy focou a forte relação dos dois.

“Meu marido e o vice-presidente Biden tinham uma amizade de mais de 30 anos antes de servirem juntos no Senado, então tive a honra de aceitar o convite da campanha de Biden para participar de um vídeo celebrando seu relacionamento” – Cindy McCain, viúva do senador John McCain

Para falar sobre liderança na Casa Branca, foram convidados Caroline Kennedy, ex-embaixadora dos EUA e filha do presidente John Kennedy, e Jack Schlossberg, neto de JFK, além dos ex-presidente Jimmy Carter e sua esposa Rosalynn.

Caroline Kennedy, ex-embaixadora dos EUA e filha do presidente John F. Kennedy e Jack Schlossberg, neto do presidente — Foto: Convenção Nacional Democrata/Pool/Reuters

Tanto Biden, o mais votado nas primárias estaduais, quanto o senador Bernie Sanders foram indicados nesta terça, no que os organizadores esperam ter sido um “momento unificador” para o partido.

Pelas regras da convenção, mesmo tendo desistido de sua campanha e declarado apoio a Biden, como segundo mais votado nas primárias, Sanders também foi indicado e teve seus votos computados. Por isso, a deputada Alexandria Ocasio-Cortez e Bob King, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Automotivos, foram chamados para fazer uma apresentação oficial do senador.

Alexandria Ocasio-Cortez na segunda noite da convenção democrata nos EUA, na terça-feira (18) — Foto: Reuters/Brian Snyder/Pool

A votação remota foi programada para ser bem mais rápida que a tradicional, mantendo a chamada dos 57 estados e territórios por ordem alfabética, mas pulando Delaware. O estado de Biden ficou para o final da lista para que os votos do governador John Carney e do senador Tom Carper fossem, simbolicamente, os “decisivos” que selaram sua candidatura.

O discurso de aceitação de Biden, porém, será realizado apenas na quinta-feira (20), última noite da convenção.

Joe Biden fala com eleitores sobre política de saúde pública durante a segunda noite da Convenção Nacional Democrata, na terça-feira (18) — Foto: Reprodução/Youtube/demconvention

Em uma noite cujo tema principal foi “Liderança importa”, Biden discutiu com eleitores suas propostas de saúde pública, e o ex-secretário de Estado John Kerry falou sobre o plano do candidato para o setor de segurança nacional e suas relações internacionais.

“A bússola moral de Joe sempre apontou na direção certa, desde a luta para acabar com o apartheid até a luta para acordar o mundo para o genocídio nos Bálcãs”, disse Kerry.

“Joe entende que nenhuma das questões deste mundo – nem as armas nucleares, nem o desafio de reconstruir melhor após a Covid, nem o terrorismo e certamente não a crise climática – nada pode ser resolvido sem reunir as nações” – John Kerry, ex-secretário de Estado

A convenção democrata prossegue até a quinta-feira, data em que Joe Biden irá aceitar oficialmente a nomeação do partido como candidato à presidência nas eleições de 3 de novembro.

Na programação de quarta-feira (19), os destaques deverão ser os discursos do ex-presidente Barack Obama e da vice-presidente da chapa de Biden, Kamala Harris.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *