30 de setembro de 2020
  • :
  • :

ACM Neto entrega 2ª etapa da requalificação da Estrada Velha do Aeroporto

ACM Neto entrega 2ª etapa da requalificação da Estrada Velha do Aeroporto

A Prefeitura de Salvador entregou, nesta sexta-feira (11), a segunda etapa das obras de requalificação da Avenida Aliomar Baleeiro (popularmente como Estrada Velha do Aeroporto), que compreende 7km de extensão, no trecho do G-Barbosa, em Pau da Lima, ao Condomínio Dois de Julho Life, em Nova Brasília. As intervenções englobam serviços de drenagem, o que vai acabar com alagamentos em períodos chuvosos, além de nova pavimentação com substituição de asfalto, implantação de baia de ônibus, meio-fio e passeios. O investimento foi de R$16 milhões.

“Essa segunda etapa é a mais extensa das três dessa obra de requalificação da Estrada Velha. Há dois meses já havíamos entregue a primeira, de 2,5km (entre Pau da Lima e a BR-324). Até o fim do ano esperamos entregar a terceira e última. Foi um grande desafio enfrentar todos os problemas que tínhamos aqui. Essa é uma das principais vias da cidade, sendo ela integradora. Em uma ponta temos a BR-324. Na outra, a Paralela e a CIA-Aeroporto”, disse ACM Neto.  

A requalificação da Estrada Velha tem o intuito de dar mais fluidez e segurança aos motoristas e pedestres que passam diariamente pela via, que sofria com problemas estruturais em função da falta de manutenção adequada no passado. “Havia muitos buracos aqui e a situação se agravava quando chovia. Por aqui passam muitos veículos diariamente, de todos os portes, e a via precisava dessa intervenção, em mais uma ação que executamos para melhorar a mobilidade em Salvador”, afirmou o prefeito.  

Melhorias – A requalificação  da Estrada Velha do Aeroporto envolve desde o alargamento da pista em determinados pontos do trajeto até a requalificação asfáltica, instalação de passeios com piso tátil, melhoria de curvas verticais e horizontais, implantação de rótulas em pontos críticos de tráfego, novas redes de drenagem e colocação de rampas de acessibilidade. O projeto contempla também a implantação de ciclovias.  
 
Além do ordenamento do tráfego e nova iluminação, as intervenções buscam melhorar o traçado da via em trechos críticos e nos acessos aos bairros de Pirajá, Jardim Santo Inácio, Jardim Cajazeiras, Vila Canária, Sete de Abril, Jardim Nova Esperança, Canabrava, Fazenda Grande, Nova Brasília, Mussurunga e São Cristóvão.

Trata-se da maior intervenção viária, no quesito extensão, realizada pela Prefeitura. No total, a obra acontecerá em 16,6km de pista, superando os 14km requalificados da Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), em 2016. A medida faz parte do conjunto de ações do programa Salvador 360, eixo Investe, e o investimento municipal para toda a obra é de R$ 30,5 milhões.

Foto: Valter Pontes/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *