Ana Paulo Matos (PDT) será candidata a vice-prefeita ao lado de Bruno Reis, postulante a prefeito pelo Democratas, nas eleições deste ano. A confirmação do nome da ex-secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) foi feita pelo prefeito ACM Neto, presidente nacional do Democratas, durante coletiva de imprensa online neste domingo (13), no dia que antecede a convenção do partido que irá oficializar a candidatura de Bruno.
Durante a coletiva, foi anunciado também o apoio do PL à pré-candidatura do Democratas na capital baiana, com uma declaração oficial do presidente municipal da legenda, deputado federal Abílio Santana. Participaram do evento virtual diversas lideranças dos partidos que integram a base de apoio a Bruno, entre eles os presidentes nacional e estadual do PDT, Carlos Lupi e Félix Mendonça Júnior, além do presidente da Câmara de Salvador, vereador Geraldo Júnior (MDB), que é o coordenador da campanha do democrata.
Também participaram do encontro online os deputados federais Márcio Marinho e Adolfo Viana, presidentes estaduais do Republicanos e do PSDB; o ex-deputado Benito Gama, presidente do PTB na Bahia; Heber Santana, que comanda o PSC no estado, dentre outras lideranças. No total, Bruno conta com o apoio de 15 partidos: Democratas, PDT, PL, PSDB, Republicanos, MDB, PV, PTB, PSL, DC, PSC, Solidariedade, Cidadania, Patriota e PMN.
Ao anunciar Ana Paula, ACM Neto lembrou da trajetória da ex-secretária na prefeitura e destacou o trabalho dela em diversas áreas da gestão. “Ana é uma mulher batalhadora, simples, dedicada, que encara os desafios com determinação e que muito somou com sua força e sensibilidade para transformar Salvador nos últimos anos, sobretudo olhando para as pessoas que mais precisam”, afirmou, ao pontuar que Ana Paula e Bruno conhecem muito Salvador.
“Ambos conhecem muito a nossa cidade. Temos muitos problemas para resolver, muitas coisas a enfrentar. Nada melhor do que ter uma mulher que conhece a cidade, trabalho social na sua veia, formação e estudo como norte do seu crescimento profissional”, frisou.
Bruno, por sua vez, destacou a relação de parceria construída com Ana Paula e, ao citar as qualificações da pré-candidata a vice-prefeita, enfatizou que ela será fundamental para a ampliação de projetos da área social e no fortalecimento das políticas para as mulheres na capital baiana.
“Os desafios para o próximo ano já eram grandes e se tornaram maiores com a pandemia do novo coronavírus. Então, eu precisava ter ao meu lado alguém que conhecesse toda a cidade. Ana Paula passou, ao longo desse anos, por praticamente todas as áreas da prefeitura. É uma técnica de mão cheia e, tenho certeza, ainda vai contribuir muito com nossa cidade”, afirmou Bruno.
Já Ana Paula agradeceu a “oportunidade de servir à cidade” e recordou sua passagem por diversas áreas da gestão do prefeito ACM Neto. “Quem me conhece como soteropolitana, professora, sabe que não vim de família política e agradeço a oportunidade que o prefeito me deu até aqui. Estar sendo escolhida hoje é a expressão disto tudo, de serviços prestados, e de um grupo que resolveu confiar em mim. Me comprometo a trabalhar dia e noite”, disse.
Antes da coletiva, Bruno e Ana Paula participaram da convenção municipal do Cidadania, ocorrida no auditório do Salvador Business, com a presença dos presidentes estadual e municipal da sigla, Joceval Rodrigues e Isabela Sousa, além do representante da executiva nacional, Jorge Gurgel. Geraldo Júnior também participou. O evento oficializou o apoio do Cidadania à chapa de Bruno, assim como apresentou os candidatos a vereador do partido na capital.
Base aliada – ACM Neto e Bruno Reis destacaram e agradeceram a unidade da base aliada que vai marchar com o candidato democrata nas eleições deste ano. Neto ressaltou que suas alianças são construídas com “homens e mulheres que fazem a política com espírito público” e agradeceu aos partidos que já estão com ele na gestão e que tanto têm construído para os avanços em Salvador, entre eles o Republicanos, que pleiteava o posto de vice na chapa de Bruno, mas abriu mão da reivindicação e seguirá com o pré-candidato.
“O Republicanos vem fazendo muito pela nossa cidade ao longo dos últimos anos. Não conseguiria fazer tanto sem o trabalho do partido”, afirmou Neto. “Talvez individualmente seja a legenda mais forte da nossa cidade, com quadros muito qualificados”, complementou Bruno.
ACM Neto frisou o avanço na relação com o PDT na capital, citou sua admiração pelo presidenciável em 2018 Ciro Gomes, que era amigo de seu avô, o ex-senador ACM, e ressaltou que tem muitas pautas em comum com a sigla de Lupi e Félix Mendonça Júnior. “Temos muitas coisas em comum, acima de tudo a defesa da democracia, das instituições, da liberdade de imprensa, de uma política transparente, séria, sem corrupção. Isso nos aproxima muito do PDT. É uma aliança que espero ser duradoura, que possa ajudar muito a nossa capital”, afirmou.
Lupi, por sua vez, enfatizou a qualificação de Ana Paula para ser vice-prefeita, enalteceu a gestão de ACM Neto em Salvador e endossou o avanço na aliança. “Nunca vi Salvador tão bem administrada na sua gestão. Merece estar nos anais desta cidade como melhor prefeito da história de Salvador. Você é um exemplo na gestão pública”, disse.
O deputado federal Abílio Santana reforçou o apoio a Neto e Bruno e afirmou que acredita em vitória no primeiro turno. “Estou acreditando que estes 37% (nas pesquisas atuais) vão passar de 50%, porque acredito que não teremos segundo turno. PL está apoiando porque em time que está ganhando não se mexe”, declarou.
Foto: Divulgação