A Índia superou nesta quarta-feira (16) a marca de cinco milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, de acordo com os números do ministério da Saúde. Nesta quarta, foram registrados mais de 90 mil novos casos e 1.290 mortes, um recorde no país.
O segundo país mais populoso do mundo, com 1,3 bilhão de habitantes, registrou um milhão de novos casos de Covid-19 em apenas 11 dias. A Índia está atrás apenas dos Estados Unidos, onde foram detectadas 6,6 milhões de infecções, segundo levantamento da universidade Johns Hopkins.
O número total de mortes em território indiano passa de 82 mil – menos da metade dos 195 mil óbitos registrados nos Estados Unidos. No entanto, na maioria das regiões da Índia não há mecanismo para registro de qualquer tipo de morte, o que prejudica esse balanço.
Embora a Índia teste quase um milhão de pessoas por dia, especialistas chamam a atenção para o elevado índice de subnotificação.
Nas últimas semanas, estudos mediram os anticorpos contra o vírus nos habitantes de Nova Déli e Mumbai e constataram que o número real de infecções é superior ao registrado oficialmente.
O Conselho Indiano de Pesquisa Médica, que coordena a resposta do governo à crise, afirmou na semana passada que sua pesquisa permitia pressupor que em maio o país tinha 6,5 milhões de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.