27 de outubro de 2020
  • :
  • :

Trump diz que não vai aprovar acordo sobre TikTok se grupo chinês mantiver controle

Trump diz que não vai aprovar acordo sobre TikTok se grupo chinês mantiver controle

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou nesta segunda-feira (21), que não aprovará um acordo sobre o TikTok se o grupo chinês dono do popular aplicativo mantiver o controle do mesmo.

O comentário gerou preocupação com o futuro do acordo fechado no fim de semana para driblar o bloqueio do aplicativo ordenado pelos Estados Unidos por considerar o mesmo um risco à segurança nacional.

Trump foi questionado em uma entrevista ao canal Fox News sobre a possibilidade de a empresa chinesa ByteDance conservar 80% das ações e respondeu que se as empresas americanas Oracle e Walmart não tiverem um “controle total”, não vai aprovar um acordo. Trump indicou que Oracle e Walmart “têm uma associação” para o TikTok e destacou que “terão um controle total”.

Os detalhes da participação, no entanto, não estão claros. Segundo diferentes fontes, variam as porcentagens de ações que ficariam nas mãos do Estados Unidos e da China e, principalmente, quem controlaria os dados e algoritmos.

A rede social TikTok está sob ameaça de proibição nos Estados Unidos – onde tem mais de 100 milhões de usuários. Washington acusa a empresa, sem apresentar provas, de espionagem a favor do governo de Pequim.

No sábado, o popular aplicativo, muito voltado para o mercado jovem, confirmou um projeto para criar uma associação com a Oracle como sócio tecnológico e com o Walmart como aporte comercial para os Estados Unidos.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *