18 de abril de 2024
  • :
  • :

Restaurantes populares de Salvador reabrem com refeições gratuitas

Restaurantes populares de Salvador reabrem com refeições gratuitas

Os restaurantes populares administrados pela Prefeitura, que haviam sido fechados para atividades presenciais em março devido à pandemia do novo coronavírus, foram reabertos hoje (5). As unidades de São Tomé de Paripe e Pau da Lima passam a funcionar de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h. Enquanto durar a situação de emergência em Salvador, o almoço é gratuito (em períodos de normalidade, o prato custa R$1). Em cada unidade, serão ofertadas cerca de 350 refeições diariamente.

Desde o início da pandemia, os restaurantes funcionaram como pontos de distribuição de marmitas, sem consumo no local. Para a reabertura com segurança, a Prefeitura elaborou um protocolo, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), responsável pelos equipamentos.
  
O protocolo prevê, por exemplo, a medição de temperatura dos funcionários e assistidos, e aqueles com resultado igual ou superior a 37,5°C devem ser direcionados para acompanhamento de saúde adequado. Pessoas que fazem parte do grupo de risco precisam ter atendimento prioritário, para reduzir o tempo de permanência nas filas. 

Foi estabelecido ainda um controle de acesso para assegurar a observância da capacidade máxima de assistidos simultâneos no interior dos restaurantes (100). Esse controle acontece mantendo pessoas aguardando do lado de fora, acomodadas e protegidas do sol ou da chuva (com o uso de toldo e cadeiras), que têm acesso ao interior quando outras saem do espaço do almoço, que é sempre higienizado após o término de cada refeição.

Eventuais filas que se formarem, inclusive para acesso ao restaurante, devem ser ordenadas para garantir o distanciamento mínimo de 1,5m e o uso obrigatório de máscaras tanto do lado de fora quanto de dentro (só é permitido retirar o item no momento de consumir o alimento). As catracas, borboletas ou similares ficam desativadas permitindo o acesso sem restrição física. 

Apenas duas ou quatro pessoas podem sentar por mesa (a depender do tamanho). E, mesmo assim, esses usuários ficam isolados por meio de barreiras. Já a distância entre mesas diferentes é de 2m. Foram instaladas barreiras físicas em frente aos balcões de entrega de refeição. Os assistidos devem permanecer a uma distância mínima de 1m em relação ao balcão de entrega dos alimentos. Os talheres fornecidos aos assistidos são descartáveis.

EPIs – O protocolo determina também que os funcionários dos restaurantes devem preparar os pratos sempre utilizando os equipamentos de segurança necessários, como máscara, face shield, avental, toucas e luvas descartáveis. Durante o atendimento aos assistidos, os funcionários e terceirizados não devem usar adornos como pulseiras, brincos, relógios e anéis, além de manter as unhas aparadas. 

Objetos de uso pessoal como talheres, copos, pratos, garrafas e objetos de trabalho não devem ser compartilhados. Além disso, os assistidos são orientados a guardarem suas máscaras durante as refeições em papel toalha ou guardanapos de papel, fornecidos pelos restaurantes, e a higienizar as mãos com álcool 70% frequentemente.

Foto: Jefferson Peixoto/SECOM-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *