23 de abril de 2024
  • :
  • :

Moradores de Lençóis têm prejuízos após chuva de granizo

Moradores de Lençóis têm prejuízos após chuva de granizo

O dia foi de trabalho no feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida para parte da população de Lençóis, um dos principais pontos turísticos do país, na Chapada Diamantina, a fim de começar a recuperar os danos provocados por inédita chuva de granizo na noite anterior.

As pedras de gelo, com diâmetro de até dois centímetros, alguns mais, apanharam os moradores desprevenidos e produziram perdas materiais como telhados e tampas de caixa d’água destruídos principalmente em bairros como o Alto da Estrela.

As telhas arrancadas das casas mais altas, de dois andares, construídas em trechos acima, foram arremessadas pela ventania para as moradias situadas nas ruas de baixo, destruindo o teto e deixando pessoas expostas ao desabrigo temporário.

– Tivemos de colocar as crianças dentro de armários e guarda-roupas, como forma de proteção provisória, diante da ameaça de ferimento pelos objetos arrancados por efeito do granizo e forte ventanias – disse a hoteleira e educadora Marie Nascimento.

A chuva de granizo foi acompanhada por trovoadas e ventos fortes, como nunca se imaginou acontecer no município, conforme um dos moradores mais antigos, Clóvis Pereira Macedo.

As árvores, cuja ação do homem, armado de motosserras, já vêm sendo erradicadas, em locais importantes para conter o deslizamento de terra, tiveram galhos destruídos, algumas tendo sofrido danos nas raízes centenárias.

Chuvas – As inundações decorrentes das chuvas transformaram vias públicas em súbitos córregos, tornando a mobilidade impossível, nos momentos mais aflitivos, embora sair de casa, sob risco de ser atingido por granizo, não fosse a melhor alternativa.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *