18 de abril de 2024
  • :
  • :

ACM Neto anuncia retorno das aulas do ensino superior

ACM Neto anuncia retorno das aulas do ensino superior

O prefeito ACM Neto anunciou na manhã desta sexta-feira (30), o protocolo para a retomada da educação em Salvador a partir da próxima terça-feira (03), seguindo o decreto publicado pelo governo estadual no Diário Oficial do Estado (DOE).

De acordo com o gestor, o protocolo foi formulado em um trabalho conjunto com a gestão do governador Rui Costa (PT), e a decisão de promover o retorno a partir do ensino superior foi tomada de forma mútua.

“O protocolo publicado hoje pelo governo do estado é fruto de um trabalho conjunto do governo e da prefeitura. Todos esses protocolos foram ajustados pelas duas equipes técnicas e isso nos dá maior conforto e segurança para permitir essa retomada, que será iniciada já na próxima terça-feira com a liberação da instituições de ensino superior”, afirmou Neto.

Segundo o prefeito, a adesão ao protocolo será facultativa, com a autonomia da faculdade sobre o funcionamento, porém alguns protocolos definidos serão inegociáveis para o funcionamento das mesmas.

“Algumas instituições já manifestaram decisões de que não irão voltar e não tem problema algum nisso. Voltar ou não é algo de decisão da própria faculdade. Para aquelas que voltarão, teremos alguns limites como por exemplo a ocupação máxima de 50% das salas de aula. Esse é um critério inegociável. E aí cada faculdade vai fazer a sua organização. Não iremos interferir nisso”, afirmou.

Outras orientações incluem ainda a marcação de cadeiras para evitar o rodízio entre alunos, uso de máscaras obrigatório, cumprimento das medidas de higienização de ambientes e o escalonamento de horários de entrada, saída e intervalos para evitar aglomerações. As faculdades que não cumprirem os protocolos estarão sujeitas à interdição.

“Essa volta no ensino superior vai ser observada para ver como o vírus vai se comportar em Salvador. Caso haja uma situação de manutenção do controle, sem aumento no número de casos, o próximo passo será dado e a tendência é que seja a liberação do ensino médio”, disse.

Cursos preparatórios – O prefeito anunciou ainda a flexibilização para o retorno das atividades de cursos preparatórios ligados a atividades profissionais como o Exame da Ordem dos Advogados (OAB) e concursos públicos. As instituições desse âmbito deverão seguir os mesmos protocolos definidos para as universidades.

É uma complementação do protocolo do governo que está sendo feita pela prefeitura. Estamos aderindo e adicionando a possibilidade de funcionamento desses curso”, informou.

Transporte público – Após a liberação de 100% da frota de transporte público em horários de pico, o prefeito anunciou ainda a extensão da medida para todos os horários caso se observe necessário com a volta das aulas presenciais.

“A depender do volume durante o retorno das aulas presenciais, poderemos chegar no mês de novembro com 100% da frota em todos os horários na cidade”, pontuou.

No momento, Os 2.214 veículos que compõem a frota da capital baiana estão nas ruas das 5h30 às 8h30 e das 16h30 às 19h30 a partir das principais estações de transbordo da cidade: Lapa, Pirajá, Mussurunga e Acesso Norte.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *