27 de novembro de 2020
  • :
  • :

Salvador terá mutirão de consultas e exames especializados a partir desta terça

Salvador terá mutirão de consultas e exames especializados a partir desta terça

Com o objetivo de zerar a fila de espera por procedimentos ambulatoriais na rede pública de saúde em Salvador, a Prefeitura dará início nesta terça-feira (03), ao mutirão de consultas e exames especializados na capital baiana. No total, serão investidos mais de R$ 6,1 milhões para disponibilizar mais de 280 mil novas vagas aos beneficiários SUS do município nos próximos 120 dias.

Para ampliar o acesso da população aos exames e consultas, foram habilitadas até o momento 28 clínicas com a expectativa de atender 106 tipos de procedimentos em diferentes especialidades. “Nos meses de pico da pandemia, tivemos a redução da oferta por alguns procedimentos eletivos, além de registrar um número significativo de pacientes que deixaram de comparecer às consultas com receio de contágio da Covid-19. Dessa forma, vamos ampliar em cerca de 25% a oferta de consultas e exames especializados na capital nos próximos quatro meses, tendo em vista zerar as filas de espera e assegurar que os soteropolitanos possam dar segmentos aos tratamentos através da rede SUS”, destacou Leo Prates, secretário municipal da Saúde.

O acesso às vagas acontecerá através das clínicas contratualizadas que entrarão em contato com os pacientes cadastrados na fila de espera para agendar o dia e horário dos procedimentos. Ultrassonografias de vários segmentos, consultas em oftalmologia, ressonância magnética e tomografias estão entre os procedimentos com maior gargalo.

“As prestadoras habilitas pela Prefeitura iniciarão o contato com os pacientes via telefone para efetuar o agendamento dos procedimentos. Por isso é importante que o beneficiário esteja com o cadastro atualizado para que o contato seja possível. Então convocamos mais uma vez aquelas pessoas que ainda não atualizaram o recadastramento do cartão SUS, sobretudo as pessoas que estão aguardando a marcação de exames e consultas em nossa rede, que realizem o quanto antes a atualização cadastral por meio do site ou nas unidades básicas de saúde”, explicou Daniela Alcântara, diretora de regulação controle e avaliação.

Cirurgia bariátrica – Outra novidade na rede SUS da capital é que o Hospital Municipal de Salvador iniciará a realização de cirurgias bariátricas. Nesse início, serão disponibilizados 20 procedimentos cirúrgicos por mês na unidade hospitalar para pacientes que serão selecionados seguindo a lista da Central de Regulação.

“Uma equipe multidisciplinar formada por endocrinologista, psicólogos, nutricionistas entre outros profissionais fará o acompanhamento desse pacientes que sofrem de obesidade mórbida para fazer a avaliação e encaminhamento para cirurgia no Hospital Municipal”, finalizou Alcântara.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *