29 de março de 2024
  • :
  • :

Testes podem evitar segunda onda da Covid-19 em Salvador

Testes podem evitar segunda onda da Covid-19 em Salvador

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou 176 mil testes para detectar a Covid-19 até o último dia 30. Com a testagem, é possível acompanhar o crescimento do número de casos positivos na cidade.

São dois tipos de teste: um é realizado na fase aguda da doença, entre o 3º e 7º dia em que o paciente apresentou os primeiros sintomas, e o outro a partir do 7º dia. A coordenadora do Laboratório Central do Município (Lacen), Olivete Borba, ressalta que o serviço de testagem é imprescindível para frear a disseminação da doença.

“Precisamos testar para que as pessoas identificadas como positivas possam cumprir o isolamento. Hoje, há muitas sendo diagnosticadas, porém assintomáticas. Mesmo não tendo sintomas ou apresentando-os de forma leve, o cidadão é portador do vírus e pode transmitir para alguém que tenha uma complicação”, alerta.

Sendo assim, Olivete garante que é possível identificar uma segunda onda através dessa testagem, caso surja na cidade. “O município continua testando a população e, com isso, estamos preparados para detectar uma nova onda.
A Prefeitura está dando a resposta para a população que precisa dos serviços”, salienta.

Nas unidades de saúde estão sendo realizados os testes com as pessoas que apresentam sintomas leves. Para quem apresenta sintomas mais graves, a testagem é feita nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs) e gripários. “Quando uma pessoa vai para a unidade de saúde, faz o teste e é identificado que ela tem sintomas mais graves, é contactada uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que a leva para o serviço de urgência”, explica.

A recomendação da SMS é que, caso o cidadão perceba algum sintoma, procure a unidade básica de saúde mais próxima da residência. O local estará apto a realizar o acolhimento do paciente e, caso seja constatado a suspeita do Covid-19, o mesmo será encaminhado para fazer a testagem e confirmar ou descartar a doença.

Números – Desde o dia 28 de setembro, apenas as unidades básicas de saúde já realizaram 1.847 testes rápidos. Deste total, 269 exames tiveram resposta positiva para a doença. De acordo com dados obtidos no portal da Transparência da SMS, que mostra índices relacionados à Covid-19 em Salvador, há quase 93 mil casos confirmados da doença na cidade. Deste total, 90 mil casos foram curados. Foram registrados 2.676 óbitos em função da Covid-19.

Foto: Divulgação/SECOM-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *