19 de abril de 2024
  • :
  • :

Festa de São Francisco Xavier terá procissão e missa na Catedral de Salvador

Festa de São Francisco Xavier terá procissão e missa na Catedral de Salvador

Os fiéis soteropolitanos já estão se preparando para a Festa Litúrgica de São Francisco Xavier, celebrada no dia 3 de dezembro. Em virtude da pandemia, o tríduo, que acontecerá de 30 de novembro a 2 de dezembro, sempre às 19h30, será transmitido, ao vivo, pelo Facebook e Youtube da Paróquia Sant’Ana [para localizar a página e o canal, o internauta deve inserir o nome da paróquia na caixa de busca]. É importante destacar que São Francisco Xavier é o padroeiro de Salvador e, ao lado de Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeiro universal das missões.

“São Francisco Xavier tem pelo menos três grandes datas festivas: a Espanha, sua terra natal, o homenageia no dia 12 de março, data da sua canonização, juntamente com Santo Inácio de Loyola; já o dia 10 de maio é a data oficial, desde 1686, da sua festa para os devotos de Salvador; e no dia 3 de dezembro é a data em que toda a Igreja comemora a festa litúrgica deste extraordinário missionário, que levou a mensagem de Cristo por toda a Ásia, até a China e o Japão”, explica o pároco da Paróquia Sant’Ana, padre Ângelo Magno Carmo Lopes.

No dia festivo, 3 de dezembro, haverá uma procissão, com o número reduzido de fiéis, saindo do Convento e Igreja de São Francisco, às 17h30percorrendo o Terreiro de Jesus e seguindo até a Catedral Metropolitana Transfiguração do Senhor (Catedral Basílica). Já às 18h, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, presidirá a Santa Missa. Para participar presencialmente, os fiéis devem entrar em contato com a secretaria da Catedral, através do telefone (71) 3321-4573.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *