2 de março de 2021
  • :
  • :

Baianas de acarajé são homenageadas com lançamento de prêmio no Senac Pelourinho

Baianas de acarajé são homenageadas com lançamento de prêmio no Senac Pelourinho

Na data em que se comemora o Dia da Baiana do Acarajé, a categoria foi homenageada com o lançamento do Prêmio Tabuleiro da Baiana, durante almoço realizado nesta quarta-feira (25), no restaurante Senac Pelourinho. Houve também a entrega simbólica do portal www.baianasdeacaraje.com.br como presente às profissionais. 

A realização é do aplicativo Tabuleiro da Baiana, com apoio do Senac, e o prêmio é aberto às baianas do acarajé de todo o estado. Para participar, elas devem se inscrever no site www.premiotabuleirodabaiana.com.br

“Temos um DNA empresarial, mas desejávamos também um lado social, então escolhemos a baiana do acarajé pelo que elas representam para a cultura do estado e como patrimônio de todo o Brasil”, explicou o empresário Alexandre Powell, responsável pelo aplicativo, junto com o sócio Leonardo Marques. Segundo ele, o Tabuleiro da Baiana tem, em primeiro lugar, uma finalidade turística, de orientar os visitantes da cidade a localizar uma baiana do acarajé. 

Para a coordenadora nacional da Associação das Baianas do Acarajé (Abam), Rita Santos, o prêmio dará mais visibilidade à categoria, já que baianas de todo o estado vão participar. “Nossa intenção era realizar uma grande festa para comemorar a data, mas não foi possível por causa da pandemia, então celebramos também no dia de hoje o fato de estarmos vivas”, disse. 

Presente à homenagem, o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, afirmou que é importante que as baianas aumentem sua representatividade no interior da Bahia, pelo papel que assumem como símbolos do estado. “Em todas as viagens que fazemos no Brasil e no exterior para promover a Bahia levamos sempre nossas baianas e aonde chegam o carisma é tão grande que há sempre uma fila de pessoas interessadas em tirar fotos ou receber uma fitinha do Bonfim”, lembrou. 

São três as categorias em disputa no prêmio que, em sua primeira edição, homenageia a baiana Dona Romélia, esposa do mestre Pastinha (capoeirista):  Melhor Acarajé, Melhor Abará e Melhor Tabuleiro.  A votação será feita por um júri especializado e inclui ainda o voto popular, que acontecerá de forma digital, a partir desta quarta-feira e até 11 de dezembro. A etapa final, com entrega das premiações, acontecerá no dia 19 de dezembro, no Museu da Gastronomia Baiana (Senac Pelourinho). 

Símbolo – A baiana do acarajé é um ícone forte da Bahia, referência para muitos turistas que fazem questão de parar em um tabuleiro já na chegada ao estado. As baianas foram reconhecidas como Patrimônio Imaterial da Bahia e seu ofício entrou no livro de Registro Especial dos Saberes e Modos de Fazer. 

Foto: Divulgação/Ascom Setur




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *