27 de abril de 2024
  • :
  • :

Consórcio ganha licitação para gerir polo de economia criativa de Salvador

Consórcio ganha licitação para gerir polo de economia criativa de Salvador

Conforme publicação no Diário Oficial do Município desta terça-feira (08), o Consórcio Doca 1, formado pelas empresas LightHouse, Agogô, Califórnia Filmes, MS Decorações e Esc Participações, venceu a licitação para a exploração do Polo de Economia Criativa de Salvador, também chamado de Doca 1. A vigência do contrato de concessão é de 22 anos com outorga fixa de R$ 165 mil em parcela única.

O consórcio, que ganhou o direito de explorar o espaço, será responsável por fomentar a economia criativa em Salvador. O Doca 1 será operado, gerido e mantido pelo vencedor, que deverá também promover serviços de coworking, capacitação, cursos, consultoria e oficinas. Sobretudo, deverá investir na base da pirâmide do setor em Salvador, disponibilizando cursos gratuitos e espaços para artistas com potencial de se desenvolverem, promovendo desde a gravação de um clipe ou uma consultoria direta.

Como contrapartida da Prefeitura, o consórcio irá recepcionar no Doca 1 programas município como o Casa Salvador, ambiente que estimula a produção de conteúdos com foco em música, entretenimento, humor e estilo de vida, e o Salvador Filmes, iniciativa que visa a implantação de uma agência de fomento e uma film commission para trabalhar estímulo e articulação na produção de filmes.

Para o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Sérgio Guanabara, a economia criativa tem se consolidado como um grande vetor de crescimento e Salvador precisa de um espaço como esse para fomentar as iniciativas da área. “A capital baiana tem a criatividade na sua essência e precisa impulsionar os talentos e poder absorver todos esses profissionais. Nosso objetivo é que o polo seja referência para alavancar a indústria criativa de todo o Brasil e gerar renda e mão de obra qualificada”.

*Estrutura* – O espaço, que está sendo construído no Terminal Marítimo, no bairro do Comércio, funcionará como uma plataforma de negócios para fomentar o desenvolvimento das empresas e a produção e distribuição de bens e serviços que usam o capital intelectual, a criatividade e cultura como insumos primários.

As obras estão em ritmo acelerado. A fundação já foi finalizada e agora está sendo realizada a montagem da estrutura metálica, que funciona como o pilar de sustentação da obra. A previsão é que todas as fases relacionadas à construção sejam concluídas dentro do período de sete meses. A expectativa é que o equipamento possa ser entregue à cidade até maio de 2021.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *