23 de abril de 2024
  • :
  • :

Salvador terá novas medidas restritivas a partir desta quarta

Salvador terá novas medidas restritivas a partir desta quarta

Entra em vigor nesta quarta-feira (9) o decreto que suspende por 14 dias o funcionamento de bares e restaurantes nos bairros do Rio Vermelho e Itapuã, de sexta-feira a domingo, a partir das 17h. A medida foi adotada pela Prefeitura, após a divulgação de imagens de aglomeração nesses dois bairros, e com o intuito de conter a disseminação do coronavírus e diminuir a taxa de ocupação dos leitos exclusivos para a Covid-19, que tem aumentado nos últimos dias.

Além disso, estarão suspensas as atividades em cinemas, teatros e demais casas de espetáculo e as atividades sociais como festas, bares e lanchonetes nos clubes sociais, recreativos e esportivos. Apenas as atividades esportivas estarão mantidas nos clubes. Nos restaurantes em clubes com entrada independente, o funcionamento está permitido. A suspensão dessas atividades também ocorre por um período de 14 dias.

Todas as demais normas previstas em protocolos geral e específicos continuam vigentes e devem ser respeitadas. Dentre elas estão a obrigatoriedade do uso da máscara, respeito ao distanciamento de pelo menos 1,5 metro entre as pessoas, distanciamento de pelo menos 2 metros entre as mesas e aferição da temperatura na chegada aos estabelecimentos, entre outras.

Fiscalização – A Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) continua fiscalizando o cumprimento dos protocolos por parte dos estabelecimentos da cidade. Quem não seguir as medidas está sujeito à interdição e, se houver reincidência, autuação e cassação do alvará. No último final de semana, 11 bares foram interditados pela Sedur, sete deles no Rio Vermelho, um no Imbuí, dois em Águas Claras e um em Praia do Flamengo.

Do dia 10 de agosto, quando teve início a fase dois de retomada das atividades na cidade, até ontem (7), foram interditados 301 bares, restaurantes e similares. Desse total, 275 foram bares, oito restaurantes, oito lanchonetes, cinco pizzarias, duas barracas de praia e três quiosques. A população pode denunciar casos de desrespeito aos protocolos por meio do Disque Coronavírus 160 ou pelo Fala Salvador, no telefone 156.

Leitos –
Do dia 02 de dezembro até ontem, a taxa de ocupação dos leitos clínicos para adultos exclusivos para Covid-19 teve um aumento de 30%. Nesse mesmo período, a taxa de ocupação dos leitos de UTI adultos exclusivos para a Covid-19 teve um aumento de 43%, segundo dados do site da Transparência da Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Nesta quarta-feira, o número de casos confirmados na capital baiana é de 100.832, com 97.180 recuperados, e 99.195 casos descartados. A taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 77%.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *