25 de abril de 2024
  • :
  • :

Baltazar Saraiva é empossado desembargador eleitoral substituto no TRE-BA

Baltazar Saraiva é empossado desembargador eleitoral substituto no TRE-BA

O desembargador eleitoral, Baltazar Miranda Saraiva, foi empossado, como substituto, à corte do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) na sexta-feira, 11. Realizada na sede do TRE-BA, a sessão solene deu posse ao cargo para o qual foi eleito com 39 votos, em outubro deste ano.

Na cerimônia, o desembargador afirmou seu compromisso com a Justiça Eleitoral, que considera “mediadora do processo político e um instrumento de condução do Brasil a um patamar civilizado e democrático”. “Estarei a serviço desta Corte sempre que for chamado”, disse.

O presidente do TRE-BA e do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel), desembargador Jatahy Júnior, ressaltou a amizade com o desembargador empossado e lembrou que começaram juntos na magistratura, em 1986. “Já são quase 34 anos e parece que foi ontem. De lá para cá, vossa excelência tem demonstrado que escolheu a profissão certa, a qual exerce com dedicação extrema e invejável”.

O ex-membro do Regional baiano, Gustavo Mazzei, e o procurador eleitoral, Cláudio Gusmão, comentaram sobre o desembargador eleitoral, durante a sessão.

Mesa de honra – A cerimônia teve a mesa de honra composta pelo desembargador Jatahy Júnior; pelo vice-presidente do TRE-BA e Corregedor Eleitoral, desembargador Roberto Maynard Frank; pelo desembargador eleitoral cooperador Henrique Trindade; pelo diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-BA), desembargador eleitoral Ávio Mozar; pelo vice-diretor da EJE, desembargador eleitoral José Batista Júnior; pela desembargadora eleitoral Zandra Parada; pelo procurador regional eleitoral Cláudio Gusmão e pelo desembargador eleitoral substituto Paulo Sérgio Barbosa. O diretor do TRE-BA, Raimundo Vieira, também esteve presente na posse.

Virtualmente, compuseram a mesa de honra o vice-governador da Bahia, João Leão, representando o governador Rui Costa; o desembargador Nilson Castelo Branco, representando o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Lourival Trindade; o procurador do estado, Jorge Salomão, representando o procurador geral do Estado, Paulo Moreno e o desembargador Raimundo Cafezeiro, presidente da Seção Civil de Direito Público do TJBA.

Ainda como presenças virtuais, compareceram à cerimônia a juíza Nartir Weber, presidente da presidente da Associação de Magistrados da Bahia; o desembargador eleitoral e ouvidor Freddy Pitta Lima; e os desembargadores eleitorais substitutos Carina Canguçu, Pedro Godinho e Arali Duarte.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *