28 de março de 2024
  • :
  • :

Fazenda Grande do Retiro ganha Cmei totalmente requalificado

Fazenda Grande do Retiro ganha Cmei totalmente requalificado

Uma estrutura escolar novinha em folha, completamente moderna, acessível, em alto padrão e com todos os protocolos de segurança para atender a uma comunidade carente bastante marcada pelos efeitos da chuva na cidade. Esta é a realidade do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Fruto do Amanhã, que foi totalmente requalificado pela Prefeitura e entregue nesta sexta-feira (18), em Fazenda Grande do Retiro. Estiveram presentes na ocasião o prefeito ACM Neto; o secretário de Educação, Bruno Barral; e a gestora da unidade, Edvanil Santana.

O prefeito lembrou que o Cmei era utilizado como um importante ponto de apoio e referência para atendimento às vítimas da chuva, mas que apresentava bastante desgaste devido à ação do tempo no imóvel em pré-moldado. “Já apresentava todos os problemas em infraestrutura, não oferecendo qualquer conforto e segurança para alunos e professores. Essa era a situação das outras 41 escolas em pré-moldado, que foram reconstruídas em alto padrão pela Prefeitura”, destacou ACM Neto.

Com investimento total de quase R$ 4 milhões na obra, a nova unidade de ensino tem 1.113,17 m² de área construída, acessibilidade com elevador, oito salas de aula, todas climatizadas, com capacidade de atender até 245 alunos dos grupos II e III (creche) e dos grupos IV e V (pré-escola). Inclusive, as crianças da creche terão ensino em tempo integral, o que vai contribuir para que mães e pais possam trabalhar com tranquilidade, sabendo que os filhos estão em um ambiente mais seguro.

“A receita do sucesso na educação é oferecer à criança a convivência com o ambiente escolar logo nos primeiros anos de vida. Com isso, a chance de ser alfabetizada na idade certa é muito maior”, completou o prefeito.

*Ampliação e estrutura* – Antes das intervenções, a escola dispunha de seis salas de aula, que acolhiam 130 crianças, ou seja, 115 alunos a menos. A estrutura antiga precisou ser demolida por se tratar de um prédio antigo que apresentava problemas estruturais, infiltrações e falta de acessibilidade. Durante o período de reconstrução, a unidade escolar passou a funcionar em um imóvel na Avenida Barros Reis.

O CMEI Fruto do Amanhã possui, ainda, sala de acolhimento, almoxarifado, diretoria, secretaria, coordenação, sala de professores, depósito de material didático, depósito de material de limpeza, cozinha, triagem, espaço de merenda, lavanderia, área de serviço, refeitório, recreio descoberto, brinquedoteca, sanitários de alunos feminino e masculino, sanitários para professores, funcionários e para a administração, guarita com sanitário, subestação, casa de gás, de lixo e parquinho. A unidade escolar também tem estacionamento próprio com três vagas e é adaptada para pessoas com deficiência, por isso tem elevador e banheiros apropriados.

“Esse é um padrão que passou a ser estabelecido dentro da rede municipal e que não deixa nada a desejar a qualquer escola da rede particular. Tudo foi muito bem construído para receber a nossa população, que merece uma estrutura como essa. O fato de ser público não é porque é de ninguém, mas sim porque é de todos”, disse Bruno Barral.

A diretora da instituição demonstrou que o novo imóvel é muito mais do que os moradores esperavam. “É um sonho essa nova estrutura, é de primeiro mundo. A gente percebe o impacto dessa transformação nas pessoas. Muitos que vêm buscar cesta básica questionam: ‘é verdade, pró, é possível um negócio desse, a gente merece?’ Essa creche vai ser o referencial dessa comunidade e esta intervenção vai dar um salto na qualidade do ensino-aprendizado”, declarou Edvanil Santana.

Foto: Valter Pontes/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *