25 de abril de 2024
  • :
  • :

Justiça do Piauí pede prisão preventiva de falso cônsul da Operação Faroeste

Justiça do Piauí pede prisão preventiva de falso cônsul da Operação Faroeste

A Justiça do Piauí, através do Juiz Carlos Hamilton Bezerra, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Teresina, decretou a prisão preventiva de Adailton Maturino dos Santos, apontado como falso cônsul de Guiné Bissau.

Maturino é acusado de ter subornado uma funcionária do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) para furtar um processo administrativo que tramitava na Corregedoria Geral de Justiça (CGJ/TJ-PI). O falso cônsul já está detido na Penitenciária da Papuda, em Brasília e responderá pela prática do crime de associação criminosa e corrupção ativa.

“O aludido réu demonstrou não ter a mínima aptidão e respeito em cumprir decisões judiciais, pois a despeito da revogação das medidas cautelares que lhe foram impostas, em 2018, a Operação Faroeste deflagrada em novembro de 2019, e amplamente divulgada nacionalmente pelos veículos de comunicação, inclusive pelo suposto envolvimento de autoridades judiciárias do Estado da Bahia”, afirmou a decisão.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), Maturino se apresentava como cônsul honorário da Guiné-Bissau, como juiz aposentado e como mediador. As investigações do MPF apontaram a participação do falso cônsul no pagamento de propina a membros do TJBA e na venda de sentenças em ações de posse de terras na Bahia.

Ainda segundo o MPF, foram identificadas movimentações financeiras pelo investigado em valor superior a R$ 33 milhões.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *