29 de março de 2024
  • :
  • :

Salvador ultrapassa marca de 150 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19

Salvador ultrapassa marca de 150 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19

Em pouco menos de dois meses de campanha de vacinação contra a Covid-19, Salvador superou a marca de 150 mil pessoas que receberam a primeira dose do imunizante para prevenção da doença. A ação, que teve início no dia 19 de janeiro, prossegue nesta quinta (4) e sexta-feira (5) para idosos a partir de 79 anos, após a chegada de um novo lote com quase 15 mil unidades da CoronaVac à cidade.

Até o início da tarde de hoje, a capital somou 153 mil pessoas imunizadas. Desse universo, 43,6 mil receberam a dose de reforço. Segundo dados do Vacinômetro, 68% das injeções foram aplicadas em trabalhadores de saúde e os demais 32% em idosos. A população feminina é a mais alcançada nesta primeira fase de mobilização (70%), em comparação ao público masculino (30%).

Em coletiva virtual para a imprensa, realizada no 5º Centro, nos Barris – um dos pontos montados para a estratégia -, o prefeito Bruno Reis afirmou que, apesar das dificuldades enfrentadas pelo município em programar um cronograma de vacinação por conta da frequente falta de imunizantes enviados pelo governo federal, as doses para a proteção dos idosos com idade igual ou superior a 79 anos estão asseguradas.

“Temos enfrentado uma série de problemas nesse processo de vacinação pela sua complexidade. Estamos vacinando quatro públicos: os idosos a partir de 79 anos e trabalhadores da saúde, que estão recebendo a primeira ou a segunda dose. Todo esse processo requer uma logística, já que há vacinas diferentes (a da Sinovac/Butantan e Oxford/AstraZeneca)”, disse.

De acordo com o prefeito, a estimativa inicial da campanha na capital baiana era vacinar 245 mil idosos acima de 60 anos. Com o cadastramento aberto pela Prefeitura, através do site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o número teve um acréscimo de mais 75 mil pessoas. “Só os idosos acima de 90 anos, que eram estimados 6,3 mil, chegamos a vacinar 12 mil”, comparou.

Atualmente, a cidade dispõe de uma megaoperação de vacinação. São 11 drive-thrus com 68 baias, além de 92 salas nos pontos fixos para aplicações das primeiras e segunda doses em idosos e trabalhadores de saúde e, também, o serviço Vacina Express, com as equipes de vacinação imunizando idosos acamados ou com dificuldades de locomoção na própria residência deles.

Gratidão – “Estava ansioso para receber a vacina. É uma felicidade. A expectativa é que a rotina volte ao normal e, em breve, que eu possa reunir a família e sair de casa com frequência”, relatou Antônio Borges Brandão, 79 anos. Feliz da vida, ele saiu de onde mora no bairro de São Caetano para receber hoje (4) a primeira dose da Coronavac, no 5º Centro.

Antônio acredita que dias melhores virão e comemorou o fato de estar entre os contemplados nessa primeira fase da campanha. “Meu irmão mais novo, com 65 anos, diz que queria ter 79 anos para receber a vacina. Ele tá com tanto medo da doença que nem sai de casa para comprar pão. Quem vai é a neta. Mas é isso mesmo, cada um tem sua vez”, revelou.

Leny Feitosa Barcelos, 79 anos, garantiu que manterá os cuidados na rotina mesmo tomando a vacina. “Estamos no meio do caminho. Depois vem a segunda dose e mesmo assim ainda tem um espaço de tempo para ter a imunidade. Por isso vou continuar higienizando minhas compras, usando álcool em gel, máscara e todos os cuidados que já venho tendo nesse quase um ano de pandemia”.

Consulta – Os idosos com idade igual ou superior a 79 anos serão vacinados contra a Covid-19, mediante apresentação de documento oficial com foto. Antes de se dirigir a um dos pontos de vacinação é indispensável verificar se o nome do idoso está habilitado a receber a dose. A lista está disponível no site www.saude.salvador.ba.gov.br.

Caso o nome não esteja, será necessário fazer o recadastramento pelo site recadastramento.saude.salvador.ba.gov.br.

Também é possível fazer o agendamento da vacinação domiciliar através do Vacina Express (vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br). Serão ofertadas por dia 150 vagas, preferencialmente, para idosos acamados ou com dificuldade de locomoção.

Trabalhadores cadastrados – A partir de hoje (4), os trabalhadores da saúde cadastrados no site da SMS e que ainda não haviam tomado a primeira dose também já podem buscar um dos pontos de vacinação para serem imunizados. No local, é necessário apresentar cópia do último contracheque, nota fiscal ou contrato social PJ, e documento oficial com foto. Está temporariamente suspensa a aplicação da primeira dose para profissionais de saúde não cadastrados.

Segunda dose – Já a aplicação da segunda dose para completar o esquema vacinal segue normalmente na capital baiana tanto para idosos como para profissionais de saúde. Basta ser observada a data de retorno no site da SMS e no cartão de vacina obtido na ocasião da primeira aplicação.

Vale lembrar que aqueles idosos que foram imunizados através do Vacina Express não precisam fazer novo registro na plataforma digital. O retorno da equipe de saúde será feito automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema.

Locais – A vacinação acontece nesta quinta, das 8h às 17h, em locais de acordo com o público. A aplicação da primeira dose para idosos com idade a partir de 79 anos acontece nos drive-thrus do 5º Centro de Saúde, Parque de Exposições e Escola Bahiana de Medicina (campus Cabula). Os pontos fixos estão localizados na USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Plataforma, USF Cajazeiras X e 5º Centro (Barris).

Já os idosos que recebem a segunda dose de acordo com a data indicada no cartão de imunização se dirigem aos drives na Universidade Federal da Bahia (Ufba) – Campus Ondina, Arena Fonte Nova (Acesso Dique) e Atakadão Atakarejo – Fazenda Coutos. Os pontos fixos estão na USF Vista Alegre, UBS Nelson Pihauy Dourado (Águas Claras), USF Resgate e USF Federação.

Os trabalhadores da saúde cadastrados recebem a primeira dose nos drives e pontos fixos na Universidade Católica de Salvador – Campus Pituaçu e Escola Bahiana de Medicina – Campus Brotas. A segunda dose é aplicada nos drives da Unijorge – Campus Paralela, USF San Martin III e Centro de Convenções. Os pontos fixos estão na USF Eduardo Mamede (Mussurunga), UBS Castelo Branco, USF Colinas de Periperi, CSU Pernambués e Unijorge – Campus Paralela.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *