28 de março de 2024
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Março Roxo: Unale promove campanha de conscientização sobre a epilepsia

Março Roxo: Unale promove campanha de conscientização sobre a epilepsia

Presidida pela deputada Ivana Bastos (PSD), a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) promove neste mês a campanha do Março Roxo, quando serão realizadas diversas ações de conscientização e orientação para pessoas com epilepsia. Mesmo diante do agravamento da pandemia do coronavírus, a Unale não poupou esforços para manter ativo o calendário de ações, que no ano passado englobou outras campanhas como o Outubro Rosa, Novembro Azul e o Dezembro Vermelho.

Com o tema da campanha “Março Roxo: Epilepsia sem preconceito”, a Unale reforça a defesa das pessoas que sofrem com a doença, diante de um cenário de incerteza e abalo social, e intensifica os cuidados com o cidadão, levando informação sobre a epilepsia, inclusive ensinando quais os direitos dos cidadãos acometidos pelo distúrbio neurológico.

De acordo com Ivana Bastos, o Março Roxo é uma campanha dedicada ao enfrentamento à discriminação e pode beneficiar muitos brasileiros que não sabem lidar com a doença. “Durante o Março Roxo, a Unale demonstra apoio aos mais de 3 milhões de epiléticos no Brasil e se junta a uma causa mundial de combate ao preconceito enfrentado por essas pessoas, que podem em muitos casos ter uma vida normal.”, explica a deputada.

Através da Frente Parlamentar Interestadual em Defesa dos Direitos das com Pessoas com Epilepsia (FPIDP), serão realizadas, ao longo do mês de março, ações de conscientização, como a recomendação da iluminação com a cor roxa dos prédios públicos, a soltura de balões roxos no dia 26 de março em alusão ao Purple Day (Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia) e a segunda edição, desta vez online, do Fórum Nacional de Combate ao Preconceito Contra as Pessoas com Epilepsia, que será realizado dia 25, às 19h, com transmissão pelos canais oficiais da Unale.

Além disso, já circula nas redes sociais a hashtag #epilepsiasempreconceito chamariz da campanha, a fim de chamar a atenção dos internautas.

Fonte: Ascom/ALBA




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