26 de abril de 2024
  • :
  • :

Inpe divulga primeiras imagens captadas pelo satélite brasileiro Amazonia-1

Inpe divulga primeiras imagens captadas pelo satélite brasileiro Amazonia-1

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou nesta quarta-feira (10) as primeiras imagens captadas pelo Amazonia-1, o primeiro satélite 100% brasileiro, que foi lançado em 28 de fevereiro deste ano.

O Inpe divulgou cinco fotos captadas pela estrutura, compreendendo regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, e de uma reserva ambiental na Amazônia.

O satélite terá sua órbita em sincronia com a do Sol e viajará a uma velocidade de quase 27.000 km/h, o que lhe permitirá levar apenas 100 minutos para dar uma volta na Terra, com a capacidade de gerar imagens de qualquer ponto do planeta a cada 5 dias.

Segundo o Inpe, as informações providas pelo Amazonia-1 consistem em imagens ópticas com resolução de 64m e largura da faixa imageada de 866km.

Operando conjuntamente com os satélites CBERS-4 e CBERS-4A, lançados, respectivamente em dezembro de 2014 e dezembro de 2019, serão providas imagens recorrentes do território brasileiro a cada dois ou três dias, melhorando significativamente a oferta de informações aos seus diferentes usuários.

Essas informações serão úteis para diversas aplicações, como o monitoramento da região amazônica, da diversificada agricultura em todo o território nacional, da região costeira, de reservatórios de água, florestas naturais e cultivadas e desastres ambientais.

Fonte: INPE




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *