28 de março de 2024
  • :
  • :

Senai Cimatec adapta cilindros de gás industrial para oxigênio

Senai Cimatec adapta cilindros de gás industrial para oxigênio

Trinta e quatro cilindros de gás, utilizados na área industrial, estão sendo adaptados pela unidade do Senai Cimatec de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, para serem abastecidos com oxigênio medicinal e utilizados no tratamento de pacientes com Covid-19.

O trabalho é realizado pelas equipes do Senai Cimatec e validado pela Anvisa. Após receberem tratamento, os equipamentos serão enviados às indústrias para fazer o envasamento. De lá, vão ser levados às unidades de saúde para complementar a quantidade de oxigênio nos hospitais.

“É importante salientar que esse processo foi validado pela Anvisa. As cores são todas padronizadas, os procedimentos todos padronizados. A gente envolveu um time já tradicional do Cimatec em relação a olhar esses procedimentos, entender como isso se adapta”, explica André Oliveira, gerente-executivo de negócios do Senai Cimatec.

Oliveira conta ainda como é feita a operação, desde a escolha dos cilindros que estejam aptos para a conversão e uso no ambiente hospitalar, até o envio para a utilização nas unidades.

“A gente cataloga eles [os cilindros], faz todo um levantamento e em seguida vai para o processo de fazer limpeza e lixamento. Preparada essa etapa, a gente segue adiante nisso fazendo o processo de pintura e, por fim, chegando a troca de válvula, finalização, e levar para as indústrias que vão envasar”, disse.

De acordo com o gerente-executivo, o Senai Cimatec está em fase final de tratamento destes 34 cilindros e, depois de enviar para envasamento, estará apto a receber novos, seja ele da indústria ou de outras unidades do próprio Senai. Assim, será possível realizar o procedimento e utilizar a tecnologia para auxiliar o atendimento à saúde na Bahia e aos pacientes em tratamento com Covid-19.

Foto: Reprodução TV Bahia




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *