28 de março de 2024
  • :
  • :

Nove dos 21 vereadores de Feira testam positivo para Covid-19

Nove dos 21 vereadores de Feira testam positivo para Covid-19

Um novo surto de casos do novo coronavírus acomete a Câmara de Vereadores de Feira de Santana, cidade a 100 quilômetros de Salvador. Após nove servidores terem testado positivo para a covid-19 no final de fevereiro, o que fez as atividades ficarem suspensas por 15 dias, agora nove dos 21 vereadores da casa foram diagnosticados com a doença.

Além deles, foram testados ao todo 40 pessoas – 21 vereadores, oito funcionários e 11 profissionais de imprensa. Segundo o diretor geral da Câmara, Fábio Lucena, 50% dos testes deu positivo. Entre eles, o próprio presidente da casa, Fernando Torres.

Como o teste realizado foi o sorológico, a diretoria do órgão submeteu todos os funcionários e vereadores que tiveram resultado positivo a um novo exame, agora o RT-PCR, considerado padrão-ouro na detecção da covid-19 pelas autoridades de saúde. O vereador Ivamberg, por exemplo, já foi vacinado e seu teste deu positivo esta semana. Já o vereador Pedro Américo contraiu a infecção em junho de 2020 e o teste também acusou o Sars-CoV-2.

“A presidência da casa fez a testagem pelo Igg/Igm e algumas pessoas tiveram reagente positivo, o que significa que são pessoas que já tiveram covid e que têm anticorpos, mas está todo mundo bem, sem nenhum sintoma”, disse o vereador Jurandy Carvalho, que não está com a doença. Os testes sorológicos foram feitos na segunda-feira passada e o resultado saiu na terça. Já anteontem, os que deram positivo passaram pelo RT-PCR.

“Estamos numa situação de alarme, porque o presidente ia realizar o exame toda segunda-feira e, na primeira vez que foi feito, nove vereadores deram reagente”, relatou o vereador Pedro Américo. O edil acredita que, se os resultados do PCR não saírem até hoje, não haverá sessão na segunda-feira.

“Os trabalhos ficarão comprometidos, porque de qualquer forma a gente atende às pessoas e isso acaba atrapalhando também a própria população, porque tem projetos importantes a serem votados”, lamenta Américo. Ele cita o PL encaminhado pelo prefeito Colbert Martins, que pretende dar descontos em impostos como IPTU e ISS, que deveria ter entrado na ordem do dia desta semana, mas foi adiado para a próxima.

A medida de testar os frequentadores da Câmara foi uma das implementadas pelo presidente Fernando Torres após o episódio de fevereiro. A casa ficou sem funcionar presencialmente entre 17 de fevereiro e 8 de março. Menos de um mês depois, novos casos apareceram.

Dentre outras providências tomadas desde esta data, estão a instalação de divisórias na bancada para isolar a área de cada vereador e o acesso também foi limitado: só entram na galeria os repórteres credenciados e, no plenário, vereadores e funcionários.

Inquérito – Esse rigor maior ainda coincidiu com a instalação de um inquérito pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) de Feira de Santana para apurar a contaminação dos servidores na Câmara Municipal. Ele foi enviado ao órgão anteontem com base em uma denúncia anônima recebida no final de fevereiro.

“Foi feita uma denúncia que narrava casos suspeitos e confirmados de servidores e trabalhadores da Câmara Municipal, então instauramos um inquérito civil, notificamos a Câmara e solicitamos ao Cerest [Centro De Referência Em Saúde Do Trabalhador] para verificar a situação e fazer uma inspeção no local”, explica a procuradora do MPT, Annelise Leal.

Uma fiscalização foi feita pelo Cerest há 10 dias no local, para verificar o cumprimento das medidas de prevenção. O Centro já está com o relatório técnico pronto, mas aguarda o envio de documentação da Câmara de Vereadores.

O diretor-geral da Câmara, Fábio Lucena, discorda da notificação do Ministério Público. “Não é obrigação nossa fazer isso, porque temos tomado medidas cautelosas em relação à pandemia e outras medidas foram tomadas. Foram suspensas diversas sessões e vários funcionários que são grupo de risco foram afastados. Não estamos inertes”, criticou ele.

Lucena ainda afirmou que a abertura do inquérito foi desnecessária. “Estamos dentro do prazo, que se encerra amanhã (hoje), portanto, estamos com todos os posicionamentos e o resultado do exame será entregue na próxima segunda-feira”.

De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Feira de Santana é a cidade com maior número de casos de covid-19 no estado depois de Salvador. São 31.191 casos, 554 óbitos, 4.101 em isolamento domiciliar. Outras 741 pessoas aguardam validação do teste. Com população de 614.872 habitantes, a taxa de incidência da doença por 100 mil habitantes é de 5.573,36.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *